quarta-feira, maio 23, 2007

Ele vem aí...


A serena expectativa de todos os crentes para acolherem o Espírito Santo deve levar-nos a fazer algumas perguntas essenciais para encontrarmos também as respostas fundamentais.

"Quem é o Espírito Santo? qual a minha relação com Ele? de que forma O vejo presente no mundo, na Igreja?"...

Estas não são questões marginais, no meu entender elas são decisivas, para que a "confusão não nos confunda" e para que não olhemos para o Espírito Santo apenas e só como "aquela pomba que desceu sobre Jesus" ou "a chama de fogo que desceu sobre os apóstolos".

o Espírito Santo Não é um apêndice decorativo do mistério amoroso de Deus Trindade, nem é um "passarinho" que ande por aí meio perdido esvoaçando sem rumo por onde se lembra...

Ele é o amor eterno e terno de Deus, é este "fogo" que nos desassossega para o bem, para a verdade, para a comunhão na diversidade; é a ousadia que nos faz caminhar em Deus e com Deus, é Aquele que nos revela a intimidade do Pai e do Filho é Aquele que nos permite discernir o que é de Deus no meio da ambiguidade, da mentira, do superficial.

O Espírito Santo é isto e muito mais, porque é Deus com o Pai e o Filho, se calhar mais do que palavras Ele é essencialmente silêncio...e é assim que eu O espero no próximo Pentecostes, num silêncio adorador e disponível, íntimo e próximo, simples e alegre, na certeza de que Ele vem!

segunda-feira, maio 21, 2007

A libertação do oprimido!...

Depois de algum tempo engessado hoje foi o dia da "libertação do oprimido".
agradeço a todos os que se fizeram próximos neste momento de uma particular limitação.
Para que possam "contemplar" o meu maravilhosos pézito agora já não engessado mas em franca recuperação, aqui fica uma foto:

Eu sei que está com um bocadinho de mau aspecto, mas foi o que se pôde arranjar...

domingo, maio 20, 2007

Hoje é dia de Festa...


Há 365 dias atrás nascia na blogoesfera este espaço para sussurrar ao coração dos homens e mulheres do nosso tempo a Bondade, a Ternura, a Alegria e a Misericórdia do nosso Deus!

Um ano depois, e revendo o caminho percorrido, o coração continua a pulsar na certeza de que o Amor é sempre maior...sobretudo quando é "fraco", quando vai contra-corrente (e não fica mudo diante da superficialidade, do banal, do sem sentido), quando não desiste diante das dificuldades...Começa mais uma ano para o Coração de Deus, e Ele continuará a dizer-nos sempre: "Eis o coração que tanto ama ...".


Obrigado a todos e todas que fazem deste blog um pequeno espaço de partilha da fé e encontram nele um trilho simples e alegre para o Coração de Deus.

sábado, maio 19, 2007

Rostos da Esperança...


Num tempo marcado pelo medo de fazer opções hoje fiquei positivamente "escandalizado"!

É verdade, cá por casa tivémos a visita dos futuros candidatos ao tempo propedêutico, não estiveram todos, mas os que estiveram. Homens felizes! Homens Livres! Homens que se querem entregar com generosidade ao serviço do Evangelho.

No olhar e no coração de todos e de cada um pressenti aquela esperança e aquele amor que não enganam, a beleza do enamoramento por este Deus que provoca e convoca, que desafia e convida a ir mais além, a ver mais longe, a "voar" mais alto...

Tive oportunidade de conhecer um bocadito melhor aqueles que vêm da minha diocese, estou muito feliz pelo trabalho que tem sido feito no nosso pré-seminário, fiquei feliz por perceber em cada um, ao seu jeito e com a sua história, a descoberta do essencial...

Para mim eles são Rostos da Esperança, isto é, um sinal de que Deus não falta aos que nEle confiam e um desafio a tê-los desde já muito presentes na minha oração, por isso rezo:

Deus de toda a consolação
que continuas como outrora a chamar discípulos
para serem seguidores do Teu Filho
dá força, coragem e alegria a cada um destes meus irmãos
para que Te descubram sempre como fonte de Vida
e Te sirvam na alegria em cada dia das suas vidas
a Ti que te manifestas presente no meio de nós
no coração de cada homem e mulher.
Ámen.

domingo, maio 06, 2007

o teu dia são todos...

As poucas palavras que escrevo neste dia,
quase a balbuciar,
são para Ti, Mãe.
Escrevo-as como quem chora e canta de alegria...
e com a sua simplicidade faço delas oração.
Neste dia dou contigo graças ao nosso Deus.
Dou graças pois carregaste em teu seio
o dom mais precioso que possuo:

a vida, a minha vida.
Sempre me ensinaste

que só a verdade vale a pena,
que só o amor constrói,

que só o perdão transforma...
e assim plantavas no meu coração a semente do Evangelho.
Nas noites mais escuras
continuas a ser uma estrela cintilante de esperança,
e quando tudo parece perdido,
o teu regaço continua a ser porto de abrigo.
Por isso, neste que é o teu dia,

recebe com estas palavras
um doce beijo daquele

que sabes que te ama!

quarta-feira, maio 02, 2007

a loucura de ser padre (2)...

Como já sabem encontro-me num "repouso forçado", e tenho por isso aproveitado este tempo para ler algumas coisas que já andam há algum tempo na minha secretária, para rezar e também para escrever (poesia, disparates, entre outras coisas...).
Tenho entre mãos um livro sobre o Padre Américo chamado: “padre Américo – Místico do nosso tempo”, este homem, este (Grande) padre é impressionante…um ícone das bem-aventuranças acolhidas, rezadas e vividas em pleno!!! Merecia ser mais lido aquilo que ele escreveu, merecia que todos (e não só os de coimbra) se empenhassem na sua beatificação. Este homem com o seu pensamento e coração cheio de Deus faz-nos bem!
Acabou também de me chegar às mãos vindo de Roma um interessante livro de Salvino Leone chamado "Nati per sofrire?" (Nascidos para sofrer?), é um trabalho como diz o autor para uma "ética da dor". Do livro falarei em post's seguintes dado que ainda agora o comecei...
O meu amigo Joaquim (permita-me que o trate assim) que apenas conhecia das lides da blogoesfera esteve comigo no Domingo na ordenação de dois jovens rapazes felizes (e santos!) um foi ordenado diácono o outro presbítero. Lá falámos da evangelização e do que os padres fazem (ou deviam fazer por aqui)…foi muito interessante a conversa. Obrigado! Gostava por isso de partilhar aqui algumas brevíssimas considerações sobre uma temática que por força dos textos bíblicos das eucaristias destes dias me tem mantido espiritualmente ocupado: ser padre (pastor) hoje!
“Quem é o padre? Para que serve?” tendo em conta a missão que a Igreja me confiou esta é a pergunta que muitas vezes algumas pessoas me fazem.
Com a seriedade e serenidade de quem procura viver as coisas a partir de dentro eu digo, parafraseando S. Agostinho, que o padre é um “mendigo de Deus”(é assim que ele define todo o homem que reza!) e que o Padre não serve para nada se dele se tem uma imagem utilitarista de dispensador de sacramentos sem mais, uma espécie de “funcionário de Deus”, como escreveu em tempos um polémico teólogo. Mas, costumo acrescentar, a questão não é para que serve mas a quem serve. Como dizia abundantemente um bispo português: o Padre é um “expropriado de si para utilidade pública”, é aquele que está disposto a fazer caminho com humildade, aquele que aprendeu a escutar antes de falar, aquele que trata da “beleza espiritual do povo de Deus” (cf. D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima). Por isso o Padre é então para mim o mendigo de Deus, o faminto do Pão da vida, é aquele que é enviado para amar com ternura e caminhar humildemente…é uma loucura ser assim, mas só assim vale a pena, só assim é que se descobre a alegria do ministério.

a loucura de ser padre...

O Sacramento da Ordem «vos fará participar da mesma missão de Cristo; estais chamados a espalhar a semente de sua Palavra -- a semente que leva consigo o Reino de Deus --, a dispensar a misericórdia divina e a alimentar os fiéis na mesa de seu Corpo e de seu Sangue». Para ser seus dignos ministros, tereis de vos alimentar incessantemente da Eucaristia, fonte e cume da vida cristã», a partir de agora, o altar será «vossa escola quotidiana de santidade, de comunhão com Jesus, da forma de penetrar os seus sentimentos». Ao renovar no altar «o sacrifício da Cruz» durante a missa, descobrireis cada vez mais a riqueza e a ternura do amor do Mestre divino, que hoje vos chama a uma amizade mais íntima com Ele. Se o escutais docilmente, se o seguis fielmente, aprendereis a traduzir na vida e no ministério pastoral o seu amor e sua paixão pela salvação das almas.
Diante de um ideal tão elevado, o Papa ofereceu aos presbíteros o segredo da serenidade para as suas vidas: «Que a certeza de que Cristo não nos abandona e de que nenhum obstáculo poderá impedir a realização de seu desígnio de salvação seja para vós um motivo de constante consolo, em particular no dia de dificuldade, e de inquebrantável esperança», disse-lhes. «A bondade do Senhor está sempre convosco e é forte.» «Apesar das incompreensões e contrastes, o apóstolo de Cristo não perde a alegria, e ainda mais, é testemunha dessa alegria que surge de estar com o Senhor, do amor por Ele e pelos irmãos.»
(BENTO XVI, 29 ABRIL 2007, Ordenações em Roma)