quarta-feira, junho 04, 2008

amar com um coração pobre

Dei por mim a rezar assim:

Às vezes, no meio dos meus fracassos e insucessos, penso que não Te amo o suficiente e pergunto-me se Te amo verdadeiramente como és e pelo que és.

eu só sei amar de uma maneira frágil, como as crianças que se encantam com as coisas pequenas e se enchem de espanto com as coisas grandes…

Às vezes pode parecer-Te que sou muito forte e capaz de tanta coisa…(como tantas vezes me repetes!), mas olha, Senhor, sou apenas um adulto com um coração de criança.

Sou frágil como todos os outros e não tenho vergonha de o assumir e de o dizer.
A vida tem-me ensinado que não há “super-Homens”, aliás, os únicos “super’s” são aqueles que não negam a sua fragilidade mas que a acolhem como ela é e a vivem na confiança em Ti e no amor aos irmãos.

Desculpa por Te amar com um coração pobre.

Amo-Te com um coração e um amor pobre,

muitas vezes de mãos vazias,
sem ter que Te dar, a não ser aquele ombro irmão, um sorriso terno, dois braços para Te acolher quando " queres precisar" de mim, …ou então dois braços e um corpo que também se deixam aconchegar por Ti quando sou fraco, quando preciso de carinho ou de um abrigo de compreensão…

E isto muitas vezes sou incapaz para Te agradecer,
outras muitas vezes sou teimoso para Te compreender…
mas sempre com grande vontade e desejo de Te amar com a simplicidade do meu coração e com a alegria de acolher o dom da vida que em cada dia me ofereces como Graça para partilhar...

Obrigado Meu Deus por em Jesus,
Teu filho e meu irmão,
me amares também com um Coração Pobre!

segunda-feira, junho 02, 2008


Carta de um padre aos seus Seminaristas
na solenidade do Sagrado Coração de Jesus



No Coração de Deus o coração dos homens



Caro irmão na mesma fé em Cristo,
decidi escrever-te neste dia esta pequena carta para te falar de um modo muito simples e familiar de duas realidades que gostava de reflectir contigo à luz da Palavra que a Igreja nos propõe hoje para a nossa meditação, são elas: O Coração de Cristo e o ministério do Padre.
Fixemo-nos no 1º “O coração de Cristo”.
Sabes certamente pela tua experiência pessoal e profunda da fé que “Deus é Amor” e que “foi Ele quem nos amou primeiro em Cristo” (2ª leitura). Foi Ele que desde sempre nos escolheu para sermos o seu povo, simplesmente porque nos Ama e quer ser fiel ao “juramento feito a nossos pais” (1ª Leitura). Mas o que significa afinal tudo isto e que consequências deve ter na tua (nossa) vida?
Sabes, o amor de Deus é gratuito e benevolente, próximo e acolhedor, simples e misericordioso. É um amor sempre disposto a fazer caminho, sempre disponível para recomeçar. Só um amor assim é que converte e faz Amar! É por isso que o nosso Deus em Cristo é um “esbanjador de Misericórdia”, de Graça, de Ternura…é por isso que no coração de Cristo está a nossa Esperança, a nossa Paz, o nosso Refúgio e a Fonte da nossa eterna Alegria e Salvação. Ele é o bom Pastor que nos faz repousar em segurança, é Aquele que nos dá a vida em abundância, vida verdadeira e eterna pois foi Ele que nos escancarou as portas da intimidade de Deus.
É por isso decisivo que percebas com a inteligência e com o coração que este mistério que hoje celebramos do coração de Deus que se oferece todo, e tudo, no coração de Cristo não é uma “devoção de outros tempos para gente piedosa” mas é o Coração da Fé, da fé de todos os tempos. E só mergulhando profundamente no coração de Cristo poderás compreender e acolher o coração dos homens e mulheres a quem um dia serás enviado como Apóstolo.
O 1º desafio que esta solenidade te lança é o de te demorares longamente a contemplar o coração palpitante de Cristo entre nós, a Eucaristia. Sim, Ela é verdadeiramente o coração de Deus dado a saborear aos homens para que se possam nutrir da verdade, da profundidade e da esperança que só Ele é e pode dar.
Como o discípulo amado, neste tempo (de seminário) em que também tu aprendes a ser discípulo, é decisivo permaneceres “reclinado no peito do Senhor” para ouvires o Seu coração, as Suas entranhas, que anseiam por levar aos homens e mulheres de todos os tempos a certeza de que Deus os ama com um amor terno e misericordioso, com um amor capaz de dar a vida, um amor que ama até ao fim…e depois dele. Só um coração habituado a prostrar-se diariamente diante do coração de Deus é que é capaz de levar ao mundo profundidade e de servir com humildade. Sem (c)oração não há convicção, determinação, ousadia…
O outro aspecto que acima referi, e que gostava também de brevemente meditar contigo, é o do ministério do Padre, à luz do grande mistério do Coração de Cristo.
Já me ouviste repetir várias vezes que: O Padre é um Crucificado-Ressuscitado que bebeu o dom de Deus nas fontes da salvação e que é enviado ao mundo para o amar tal como Cristo o amou, até ao fim (cf. Jo 13).
Ora, isto significa então, tendo como ponto de partida esta solenidade que hoje celebramos, que o Padre (que hás-de ser por graça de Deus) e o Seminarista (que és por dom da mesma graça) é chamado a amar com um “coração ferido”.
Que quero dizer com isto?
Tal como o Senhor Jesus no alto da cruz, a quem foi aberto o lado de onde brotou sangue e água, também nós somos enviados aos corações dos atribulados, dos que vivem tolhidos e oprimidos, dos angustiados,…Somos enviados para levar consolação e compaixão(cf. Evangelho). Torna-se por isso natural que a intimidade com o coração de Deus reclame para cada um de nós a proximidade com o coração dos homens (cf. GS1). É esta comunhão profunda que nos dá a consciência de enviados e é dela que nasce em nós a compaixão. Só assim descobrimos que o coração de Deus é, desde a Encarnação do Verbo, o coração de cada homem. Desta forma o outro deixou de ser simplesmente aquele que é diferente de mim (bonito ou feio…) e passou a ser aquele sem o qual eu não posso ser!
É importante relembrar(-nos) que a compaixão deve tornar-se o centro e a natureza da nossa autoridade. O padre sendo um homem em Deus só poderá sê-lo na medida em que for capaz de tornar visivel e credível a compaixão de Deus para com todos os que Ele criou à sua imagem e semelhança. E a compaixão nasce, vive e oferece-se a partir do coração.
Desta forma o padre torna-se, no dizer de Santo Agostinho acerca de todo o homem que reza, um mendigo de Deus, um contemplativo que retira a máscara da ilusão e que liberta da desilusão. Aquele que procura sinais de esperança e de promessa na situação em que se encontra (não como um optimista ingénuo, nem como um pessimista amargo que repete tão somente o que o passado lhe ensinou). Ao habitar o Coração de Deus o padre torna-se o homem que vive com a convicção profunda e inabalável de que a loucura e a sabedoria de Deus se manifestam na beleza de um Rei Crucificado-Ressuscitado. Assim, ele torna visível o invisível, palpável o intangível, e é aquele que se experimentou nas mãos de Deus como “um peregrino da Criação ao Apocalipse”.
Ao repetir diariamente na consagração: “isto é o meu corpo entregue por vós” o padre, ao tocar o coração de Deus e ao oferecê-lo ao mundo, assume para si ser como Jesus foi e fazer como Ele fez, é por isso que o padre continua a ser hoje para o mundo, tal como Jesus, o escândalo de uma vida totalmente entregue a Deus para servir plenamente a humanidade. Um sinal de amor, o mesmo amor com que Deus amou o mundo e ao qual deu o Seu Filho, aquele amor que jamais passará (cf. 1 Cor 13, 13).
Neste dia em que celebramos esta Jornada de Oração pela santificação dos Sacerdotes, queria com a humildade de Apóstolo:
Pedir-Te perdão por aquilo que esperas de mim e que eu, pelas minhas limitações, não sou capaz de realizar…
Pedir-Te compreensão para me olhares sempre como um irmão-discípulo que tem mais para aprender do que para ensinar…
Pedir a Tua oração para que, no perdão recíproco e na compreensão mútua, sigamos com determinação os passos daquele que desde sempre nos amou e nos chamou a acolher o Dom e o Mistério da vocação, Jesus Cristo, o mesmo ontem, hoje e por toda a eternidade (hebr. 13, 8) a quem seja dada a Glória, a Honra, o Louvor e a Adoração pelos séculos sem fim. Ámen