domingo, janeiro 25, 2009

A conversão está na moda...

A conversão continua a ser uma palavra muito pesada no diccionário e na gramática da vida da maioria dos cristãos...talvez porque, mais do que um desafio permanente da fé, da inteligência e do coração ela apareça apenas (e só) para muitos como um pesado fardo que Deus e a Igreja se encarregam de nos recordar a toda a hora.
Talvez por isso, este Ano Paulino que estamos a viver, seja então desafiador também neste capítulo. Dei hoje por mim a pensar e a rezar e reflecti sobre alguns aspectos, uma espécie de decálogo que aqui deixo:
1º Saulo...um zeloso insatisfeito, desejando sempre mais e mais longe... o homem que corre por fora mas que hesita em (per)correr por dentro...e por isso Deus sai-lhe ao caminho, no caminho de Damasco, parábola e provocação para todos os nossos caminhos.
2º porque Paulo, esse perseguidor inquieto, nos ensina que a conversão começa com uma viagem que nos leva a cruzar caminho...o nosso com o de Deus, o de Cristo, o do Espirito Santo.
3º no cruzar do camninho o desafio da humildade: reconhecer o que fomos e o que somos, quem somos diante deste Deus-Luz que nos desafia a desfazer as trevas interiores que nos cegam o coração e a intelig~encia e que não nos deixam ver o que Deus vê, como Ele, com as oportunidades que Ele dá, quer dar...
4º porque essa mesma humildade nos desafia e proporciona uma revisão da vida, não por parcelas isoladas, mas da vida toda, mesmo das páginas mais escuras, e aí nos deixa ver a luz bruxuleante de Deus nas muitas noites que criámos sempre que nos fechámos ao amor.
5º porque essa revisão de vida nos convoca e nos concentra mais objectivamente na certeza de que para nós mesmos não somos nós a salvação, mas ela é Alguém que estando fora e para além de nós nos habita profundamente...
6º é o começo da nossa colaboração com a Graça de Deus. Aqui Deus é protagonista mas não nos dispensa...desde o dia do nosso baptismo onde nos fez templo, casa permanente do Crucificado-Ressuscitado.
7º Da nossa colaboração com a Graça nasce em nós a certeza enraizada de que Deus é amor e que todos os pecadores têm futuro...e assim, o caminho que se nos apresenta agora como desafio não é mais um penar, mas torna-se, isso sim, e essencialmente, num "caminho de damasco" onde queremos deixar-nos derrubar de todas as nossas falsas seguranças, deixar-nos fortalecer nas nossas inseguranças, deixar-nos curar pela força dum amor que se faz misericórdia e que escancara a porta do futuro a todos os nossos trilhos sem saída...
8º Enraizado em nós o Amor, a Misericórdia, que outra coisa não é se não o Amor Pascal, então eu tomo a consciência de que sou discípulo, isto é, que com o Mestre eu preciso de re-aprender os caminhso da vida, daquela vida verdadeira e autêntica, dauela verdade que liberta e salva, daquele amor que converte e cura...e por isso é o tempo para fazer a experiência profunda da intimidade de Deus, de prescrutar os designios do Seu coração paterno...é o tempo do silêncio que preenche cada recanto do coração dos discípulo e que saradas as feridas o habilita para a missão que o próprio Deus rasgou diante do seu horizonte.
9º Como discípulo, formado permanentemente na escola do Mestre, e mudados os critérios da inteligência e do coração no modo de olhar para mim e para os outros, eu tomo consciência de que sou apóstolo, ou melhor, de que todo o discípulo é um apóstolo...e por isso quero o que Deus quer, onde Ele quer e como me quiser...é o tempo de re-iniciar viagem na estrada de Damasco que é a vida quotidiana.
10º Assim na estrada de Damasco que é a vida de todos os dias eu torno-me testemunha do Amor que jamais passará, da Vida que jamais acabará, da Esperança que nada nem ninguém nos podem tirar...e assim, do jugo pesado e do triste penar da conversão (que tantas vezes pensamos ser um exercicio masoquista para consolar o Deus sádico) eu próprio percebo que sem conversão não há caminho. sem conversão não há cristão...e sim, o caminho é exigente mas possível...porque Deus vai á frente! é por isso que a conversão está na moda, não passa de moda, é sempre moderna

uma primavera do Espírito...



Faz hoje 50 Anos que uma verdadeira prmavera do Espirito encheu de cor e de vida a Igreja...Neste dia o Bom Papa João XXIII convocava o Concilio Vaticano II...um tempo e um espaço para o diálogo. Uma Igreja que se reúne não para condenar mas para acolher, para dialogar...
Para alguns é hora de convocar um terceiro concilio para o vaticano de modo a re-aprofundar o que se reflectiu no Vat. II e de modo a reflectir outras realidades...estes desejam uma revolução a que apelidam de renovação!
quanto a mim, sou desta geração pós-concilio...e mais do que revoluções para a Igreja eu desejo para todos nós, os cristãos, conversão...assim estaremos a viver plenamente o Concilio Vaticano II, estaremos a renovar por dentro e a partir de dentro a nossa Igreja Una, Santa (e sempre precisada de perdão), Católica, Apostólica, Romana e Alegre...e assim se dará uma verdadeira revolução: a da profundidade e verdade de quem é de Cristo, em Cristo e com Ele!
Bendito Seja o Bom Papa João
que mais do que revolução percebeu que para renovar
era preciso conversão!

segunda-feira, janeiro 19, 2009

de coração rasgado...


Senhor meu Deus,
Rochedo da minha salvação,
meu amparo e libertador,
venho a Ti,
sou Teu filho e Tu és o meu Pai,
e na liberdade de um coração que se dá todo
aqui me tens para continuar contigo
a trilhar os rumos do infinito.


Dá-me Senhor um coração rasgado
capaz de amar sempre na gratuidade,
de servir-Te nos rostos mais frágeis,
de encher de luz as noites mais escuras
de todos aqueles e aquelas que
cansados, oprimidos,
esmagados pela falta de esperança
não são capazes de ver na noite
o brilho eterno das estrelas.


Dá-me Senhor
um coração rasgado e ferido de amor
para ser a consolação Paterna e Materna
para todos os orfãos que se abeiram da tua mesa,
um coração rasgado e ferido de amor
para que, dando-me sem medida,
todos possam,
nos seus tormentos e sofrimentos,
experimentar a paz que só Tu és
e só Tu podes dar,
a Alegria que ofereces e a Esperança que revigoras
rasgando a todos e a cada um horizontes novos
onde o finito e infinito se entrelaçam no mar do amor
e se transformam em plenitude, em eternidade...

sábado, janeiro 10, 2009

Bendita Crise!


Temos andado às voltas com a crise...

tudo está em crise...todos estamos em crise...

...e afinal o que está a acontecer não é mais do que termos acordado e começado a levantar o olhar e a percebermos de que somos mais do que as coisas que temos!


tudo isto, mais do que um mero exercicio masoquista, como alguns preconizam, há-de ser um belo testemunho daquilo que é a vida cristã, fazer do tempo e do espaço que habitamos um tempo para redescobrir quem amamos (e não o que amamos)...com verdade...o essencial! Bendita Crise! Bom Ano!