domingo, novembro 07, 2010

adversário do absurdo...profeta do significado

"O Cristão é o adversário do absurdo, é o profeta do significado" assim escreveu P. Ricoeur. Neste Domingo, mergulhando na Palavra, ganha um sabor ainda mais denso esta afirmação...rodeado pelos saduceus, especialistas em manhas e artimanhas, o Senhor Jesus, nosso Salvador, Irmão e Companheiro de viagem, convida-os (e a nós também) a (e)ternizar a vida...desafio que não é simplesmente transpor para o "além" o que aqui somos e vivemos mas sim, na confiança filial de quem se sabe amado, deixar que Deus, no seu amor infinito, eternize no tempo, e para além dele, esta nossa condição de ternamente-amados-e-eternamente-resgatados.

Beber na fonte da palavra hoje foi para mim particularmente interpelador...foi desafio a perguntar-me se encho de futuro, de Deus, cada presente e se, na memória agradecida de cada passado, me disponho a avançar, em silêncio-adorador, como um insurrecto de amor e como um viandante pelos trilhos dos homens e mulheres, meus e teus irmãos, semeando a eternidade que Ele é em mim, em ti, em nós...connosco, no mundo...e para além dele!

a ti, que passas neste recanto, nesta casa onde sobre a mesa há sempre amor, deixo-te algumas palavras que balbucio em jeito de oração...que elas possam ajudar-te a seguir caminho...aquele caminho que são os trilhos da Vida que Ele é.

Espírito Santo,
inspira-me sempre o que devo pensar,
o que devo dizer e como o devo dizer,
o que devo calar e como o devo calar,
o que devo escrever, fazer,
como devo agir...
para que o Amor eterno,
que és com o Pai e o Filho,
sempre me habite
e possa assim incendiar de Esperança
o coração de tantos irmãos
que Te procuram sem Te encontrar...

Meu Deus,
à Tua misericórdia abandono o meu passado,
ao Teu amor o meu presente,
à Tua providência o meu futuro.


7 comentários:

Anónimo disse...

Sr Padre, encontrei por acaso hoje o seu blog, gostei e vou voltar vi que gosta de poesia já tenho alguma idade já sou um senior gosto de escrever sou um poeta do povo se tiver vontade passe pelo meu ALA Poemas.
Um abraço na paz de Cristo.

Voz do Goulinho
ALA Poemas
António Assunção

ser.so.ser disse...

Ainda ontem dizia que "as coisas verdadeiras são aquelas que ficam para sempre, que permanecem", que se eternizam... Este post vem a condizer. ;)

Ritinh@ disse...

Olá :)
Este Verão nos Exercícios Espirituais, fui acompanhada por uma oração do Cardeal Mercier, muito parecida com esta (pelo menos recordou-ma, o que foi muito bom... Passo a partilhar:
"Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, inspirai-me sempre o que hei-de pensar, o que hei-de dize, o que hei-de calar, o que hei-de escrever e o que hei-de fazer... Para Vossa Glória, para o Bem das Almas e a minha própria santificação. Jesus, em Vós, eu ponho toda a minha confiança!"
Um grande beijinho,
Ana Rita

No Coração de Deus disse...

Olá Ritinha, sim eu conheço a Oração do cardeal Mercier, e adaptei-a (e acrescentei-a) em alguns pontos de acordo com aquilo que vai sendo a minha experiência pessoal de Deus. Obrigado por esta passagem aki nesta casa que também é Tua. bjis

p.s...espero que a Carta "Alguém te chama" já tenha resposta da tua parte :)

CLEMENS disse...

Belíssima oração... Muito obrigado por partilhá-la connosco!

Um abraço!

Juan García disse...

Há tempos não passava por aqui. Gostei muito de O ouvir (ta bem, de O ler.. hehe :) ) outra vez. En la distancia y unidos por nuestro Buen Jesús le mando un gran abrazo! Juan

Longe do Mundo... disse...

Pe.Luis quantas saudades. Saudades de o ver, de sentir aquele seu abraço de quem protege e ama, das suas sabias palavras e de tantas outras coisas que me davam gozo.
Tenho andado ausente.Ausente do mundo e de mim propria.
Acho que esta frase vai chegar para descrever a minha situaçao neste momento: 'Tinha.me levantado cedo e tardava a preparar.me para existir'_Bernardino Soares.
Mas neste blog sinto que me vou encontrando aos poucos, que vou existindo aos poucos.
Ha pessoas como o senhor, que mesmo estando longe, basta existirem para nos fazer bem.
Passe pelo blog tenho coisinhas novas.
Desta sua eterna saudosista :D