domingo, março 28, 2010

Diante da Cruz...


O que é que a cruz me diz de mim?

Que sou amado até ao fim


O que é que a cruz me diz de Deus?

Que Deus é amor


O que é que eu posso dizer diante da cruz?

Amo-Te!

terça-feira, março 23, 2010

Tudo é graça...

Grato pela Vida,
sou-Te imensamente grato pelos que me interpelam
a fazer dela o que Tu desejas.

Bendito sejas Deus Pai, Filho e Espírito Santo
que me chamas a saborear em cada manhã o dom da vida...
faz que ela seja sempre toda em Ti e toda para ti...e toda por Ti!

sexta-feira, março 19, 2010

Carta dos Jovens Portugueses a Bento XVI


Santo Padre,

Neste dia de S. José, queremos felicitar Sua Santidade e expressar-lhe o quanto ansiamos pela sua visita a Portugal, em Maio.Seguindo o exemplo do seu onomástico, é para todos nós uma imagem viva de Deus na Terra. Exemplo de fé, exemplo de amor e Cristo, exemplo de alegria e força em Deus. Exemplo de um pai que olha por todos nós e intercede por cada um de maneira especial junto de Cristo.Nós acreditamos! Que, através de Sua Santidade, Deus revela a missão que tem desenhada para a sua Igreja. Esta missão de levar Cristo a todo o Mundo!Nós acreditamos! Que na sua visita a Portugal, a Terra de Nossa Senhora, traz uma mensagem para cada pessoa, em especial para cada jovem. Mensagem essa que nos confia uma missão. A missão de sermos, tal como os pastorinhos de Fátima, verdadeiros portadores da bondade e alegria de Deus e Nossa Senhora! Estamos dispostos a tomar parte nesta missão evangelizadora do Santo Padre.Nós acreditamos! Que essa é a nossa missão! Tanto em Lisboa, como em Fátima, como no Porto, queremos marcar presença e fazer a diferença! Queremos mostrar a verdadeira força que temos. Esta grande alegria que nos fará incendiar corações com a palavra de Cristo! Todos juntos, queremos ser verdadeiramente como um só. Comprometemo-nos a ser a esperança de que a sociedade tantas vezes sente falta e a ser uma fonte de luz no mundo actual. Queremos trazer Cristo diariamente ao mundo através da nossa simplicidade e alegria, mas também e principalmente pela nossa radicalidade e originalidade. Aceitamos o desafio que Sua Santidade nos lançou. De agarrarmos o futuro com as nossas suas mãos e pôr a render os nossos dons. Dons esses, que acreditamos que nos darão ainda mais fé e esperança para enfrentar o nosso caminho e com os quais acreditamos poder mudar o mundo.Nós acreditamos! Que com as nossas orações esta visita será ainda mais importante e marcante.
Comprometemo-nos portanto a rezar por Sua Santidade e a prepararmos os nossos corações para a sua passagem por Portugal, País especialmente escolhido por Maria.
Esperamos com a consciência e a certeza de que Nossa Senhora reza e espera também contente por este encontro!

Pelos Jovens de Portugal,
Inês Sequeira e Tomás Líbano Monteiro

segunda-feira, março 15, 2010

(ser) Vulnerável...

"Quando te tornares vulnerável, e não tiveres medo de o ser, então irás colher alguns sofrimentos mas hás-de saborear as alegrias mais profundas da tua vida. é que ser vulnerável, não é um mal, é um dom"




Assim aconteceu mais uma provocação!



Esta afirmação (que é bem mais do que isso: é uma convicção!) nasceu como resposta minha no contexto de uma conversa a propósito das mágoas, das relações ou da incapacidade de as (re)criar e de um certo azedume que, se não nos acautelamos, nos cega diante da vida e diante de cada história sagrada que é o caminho da vida (e da fé) de cada um de nós.



se calhar, a começar por mim mesmo, todos temos medo da vulnerabilidade...talvez porque ela nos ponha a nu, talvez porque ela nos obrigue a pensar e a re-pensar que o tempo dos super-heróis nunca existiu e portanto, muito do que nos habita são mitos que mascaram e tornam virtuais (e sem virtudes) muitos dos nossos esforços vazios...para sermos pequenos super-heróis.




Mas afinal o que é ser vulnerável?...




A vulnerabilidade é um dom do Espírito Santo, creio isso! e como tal ser vulnerável não significa ser um desinteressado pela vida, um adormecido na inteligência e na capacidade de contemplar a história, muito menos um pequeno verme (sem coluna vertebral!) em que tudo vale e não vale coisa nenhuma.



Ser vulnerável significa para mim: ter os mesmos sentimentos de Cristo Jesus (é de S. Paulo a afirmação!). Um homem (ou mulher) vulnerável é alguém que sintoniza permanentemente com a paixão do mundo! Que a acolhe e vive em si, sem a diabolizar ou tornar trágica, mas acolhendo-a com um coração largo, rasgado de alto a baixo pelo amor, o amor sanante de Deus Trindade, e que enche de esperança, de futuro, cada dia e cada acontecimento.




Creio também que ser vulnerável implica (um outro lado da moeda) ser humilde. Ser humilde é perceber que não sou eu (cheio de mim ou dos meus bons propósitos) que salvo o mundo. Primeiro porque ele já está salvo; Segundo porque o Salvador é Ele, o Filho de Deus, que assumindo a condição de servo não se valeu da sua igualdade com Deus mas se tornou obediente até á morte de Cruz (cf. Carta S. Paulo aos Filipenses 2, 5-11).



Como tal, a vulnerabilidade torna-se então para mim (para Ti, para a Igreja e para o mundo) um dom que devo pedir, acolher e partilhar...


...e como é difícil pedir e acolher este dom.

Pelo menos eu vou tentar! e tu?


quinta-feira, março 04, 2010

aprender a ler...

Aprender a ler é uma arte (das mais nobres)
foi assim connosco, desde pequenos,
primeiro o silêncio ensinou-nos a ler "Escutando"...
veio depois o tempo da ousadia que nos ensinou a ler "repetindo" (sons que nos pareciam em tudo iguais ao que ouviamos e nem sempre eram, mas deram boas risadas aos nossos pais e amigos!)
mais tarde veio o tempo de outras leituras, mais fundas e profundas, o tempo de "prescrutar", isto é, de ler por dentro vendo, escutando e com delicadeza ir decifrando
esse outro mundo que nos habita
e que habita cada um...
esta arte pede silêncio
para se poder pisar um terreno vulnerável, frágil, que é o do coração humano,
de uma inteligência e vontade em Deus e com Ele (para quem é Cristão!).
aqui estou sempre a aprender(-me) e a surpreender(-me)
nunca sei demais e tenho a sensação que sei sempre a menos...

e para uma leitura tão profunda, que é séria sem ser sisuda,
não basta a vida toda...só com uma "vida maior" se pode aprender,
e diante da cruz, sim,
do livro da Vida que ali está exposto diante dos nossos olhos,
percebo melhor quem sou e o que estou chamado a ser
sem me aninhar ou entristecer,
sem fugir ou amedrontar,
aprendo N'Ele e com Ele
que ganhar a vida é perdê-la...(sim, é uma loucura...de Amor!)

o que me obriga a prosseguir a viagem interior
de ler por dentro para decifrar os sinais
daquele que não veio cá...está cá!

e tu como andas a ler(-te)?...