sexta-feira, abril 16, 2010

desafio(-me)...II




Hoje dei por mim a rezar uma motivação que me tem acompanhado muito desde o dia de Páscoa:

a Páscoa não é um dia...
é toda a vida...
...e a Vida Toda!


haja alegria...porque a Páscoa continua!

"Para-bem"...

hoje Rezo grato pelo dom da Vida do nosso Papa

quinta-feira, abril 15, 2010

segunda-feira, abril 12, 2010

crescer(-mos)

Uma alma em quem repousa o amor de Deus desvelou ao universo crente uma nova etapa! acompanho este desenhar no tempo a graça de Deus com o mesmo entusiasmo da primeira hora em outras etapas.
é bom perceber que os amigos se fazem ao mar imenso que é Deus e sulcando as ondas vão, por entre o sal do mar, deixando que a brisa da tarde lhe lave o rosto e perfume a história. é bom, e desafia-me a rezar, perceber que não há "mais à frente" ou "mais atrás" há simplesmente ao lado, como irmão, como confidente, como aprendiz...
motivado por mais esta etapa, diante das muitas que se hão-de suceder e diante das quais faço já um acto de fé, dou por mim, com um coração grato, a rezar simplesmente o dom de Deus que se manifesta bem mais Pascal do que eu (na minha pequenez e limitação) alguma vez o poderia imaginar:
Pai,
pisando o chão da Tua casa,que é também minha,
aqui me descubro amado e sempre acolhido,
sempre desejado e desafiado,
e hoje venho a Ti,
trazido pela Páscoa do Teu Filho, e meu irmão,
que com o seu perfume novo
me faz cantar de gratidão
o que És e o que esperas de nós.
recolho-me em Ti,
para na graça Te dar graças,
e diante do dom,
sempre oferecido e nunca merecido,
Te dizer:
obrigado, Pai,...Faça-se em mim.

domingo, abril 11, 2010

a tentação da incredulidade...

A palavra deste Domingo (aliás como de todos os outros) tem o condão de nos segredar o dom de Deus de uma forma que nos racha de alto a baixo! desta vez, como em fita de filme, coloca-se diante do olhar o medo da comunidade e a incredulidade de Tomé...e dei por mim a olhar a actualidade desta página do Evangelho!


diante de tanta confusão (e de tanta incomunicação social) os cristãos (parece-me) em vez de se desafiarem à exigência do testemunho mais audaz e de uma intervenção social mais determinada, como que se escondem cheios de medo (como os primeiros que achavam que Deus era como que uma derrota) mais contemplativos de uma árvore (estéril e desfiguradora do Rosto de Cristo, da Igreja e do ministério do Padre) do que semeadores de uma floresta (de homens e mulheres fiéis à verdade, ao serviço gratuito, ao amor até ao fim).

é aqui que entra o Tomé também: é que a incredulidade já não vem só da descomunicação social que nos tenta atolhar de páginas em que depressa se condena sem se averiguar com seriedade e verdade. A incredulidade também habita os filhos da Igreja...é mais fácil contemplar uma ruga do que o rosto todo...e facilmente nos esquecemos que uma árvore não é a floresta.

Creio que na linha deste tempo de graça e de salvação que nos é dado a viver se pode fitar um belo desafio para quem quer viver evangelicamente uma vida ao estilo de Jesus, o Cristo:

Fidelidade (a Cristo, na sua Igreja, e em "procissão" de saída do altar para a praça)...pois é ai, como diz a Escritura, que somos as testemunhas destas coisas (cf. Lc 24,48).

segunda-feira, abril 05, 2010

domingo, abril 04, 2010

o perfume do Futuro - Páscoa 2010

uma voz doce

rasga a manhã

e diz-me:

levantem-se os mortos,

cantem os tristes e os desesperados,

ressoem por entre as ruas da amargura

os cimbalos da esperança,

encham-se os dias com

o perfume do futuro

aquientem-se o corações atribulados

porque Ele está vivo!

Ressuscitou.
não passou por cá...
...está cá!

Faz a Páscoa acontecer no coração de muitos.