terça-feira, fevereiro 21, 2012

...e que tal começar pelo silêncio?

A nossa vida está cheia de palavras, de ruídos, de um frenesim incontável onde se calam o grito e a voz de tantos e tantas que, por não terem o que dizer, gemem, numa solidão que os tritura, num silêncio amargo que desgasta e destroi.

Habituámo-nos a correr, a passar pelo tempo e a não querer que ele passe por nós. E de desgaste em desgaste preenchemos os nossos dias com palavras ocas, vazias de sentido e sem sabor.

Aí a temos, uma vez mais, a QUARESMA. Vem como irmã e companheira para nos levantar o olhar (e o coração!) e nos fazer já sentir os sinais da PÁSCOA. É a PÁSCOA que se aproxima de nós, passo a passo, pois o Eterno Peregrino de Emaús vem uma vez mais explicar-nos o sentido da escritura e repartir connosco, para nós e em nós, o Pão da vida!

Para que a PÁSCOA aconteça há que vencer com ousadia os medos que sempre contornamos, há que enfrentar com verdade a verdade que tantas vezes calamos, há sobretudo que escutar essa voz que nos diz que o tempo novo já chegou, que a conversão já começou e que a mudança já se vê...é a voz d'Ele que uma vez mais te diz: estás pronto para (re)começar?

quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Quem és tu?... (Consagrad@s)

Quem és tu,
que trazes o sol na fronte e no coração a imensa sede
De fazer de cada encontro um milagre de amor?

Quem és tu,
que habitas cada palavra
com o silêncio de um coração inquieto
pela justiça, pela paz, pela dignidade de cada homem e mulher?

Quem és tu,
Que por entre a noite cerrada denuncias que é morte:
a mentira, a vaidade e o orgulho?

Quem és tu,
Pobre instrumento,
vulnerável e cheio de alento,
a gritar a um mundo surdo
Como é estranho e absurdo
Calar-se quando o Amor
É mais forte do que a dor, a morte, a mentira ou a noite?

Neste dia, e balbuciando estas palavras, quero dizer um “Obrigado” muito especial a todos os consagrados e consagradas pelo seu testemunho luminoso de Vida e de Esperança.

Como vosso irmão, estou unido a cada um e cada uma, como sempre…No coração de Deus!

FELIZ DIA DO CONSAGRADO!