terça-feira, janeiro 26, 2016

FESTA DE DEUS...NO CORAÇÃO DOS ÚLTIMOS!


Quanto Amor e Ternura carregam os nossos gestos quotidianos? De quanta Paz são cheios os nossos abraços? E quanta Misericórdia oferecemos, diariamente, nas nossas palavras? Estas, e outras, interrogações são motor para esta nossa semana, despertando assim os nossos corações para o ‘essencial’ do Evangelho. E é do essencial visível aos olhos que Jesus nos fala e para o qual Ele nos convoca!

Não basta ser batizado para ser cristão! Não basta simplesmente comover-se diante do sofrimento humano, é preciso mais. O Evangelho exige mais! E esse ‘mais’ do Evangelho pode resumir-se na solene proclamação de Isaías: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres. Ele me enviou a proclamar a redenção aos cativos e a vista aos cegos, a restituir a liberdade aos oprimidos e a proclamar o ano da graça do Senhor”. Todo batizado é um ungido, um enviado, um comprometido em fazer ‘reinar’ Deus no coração do mundo...começando pelos últimos! E para que Deus reine divinamente no coração dos últimos é necessário denunciar a injustiça, oferecer dignidade, restituir a esperança e celebrar o quotidiano.

Mais do que uma ‘opção’ pelos pobres, o que precisamos é de uma ‘decisão’ em ser pobre. E decidir-se é uma questão de Amor. Um Amor que acolhe, unge, cura, perdoa e restitui à Vida! Só assim é que nos tornamos, quotidianamente, aquele “um só Corpo” de que nos falava S. Paulo (1 Cor 12, 12-30).

Eis alguns exercícios diários essenciais que temos de (re)aprender com este ‘êxtase’ permanente de Deus-Amor, com este Seu ‘Jubileu quotidiano’: reconhecer o outro como uma história sagrada; Tocar e beijar as feridas do outro com ternura; levantar da miséria oferecendo recomeço, futuro; acolher sem preconceito; Denunciar a indiferença; celebrar cada respiro como um milagre;

O Evangelho não é uma proposta ética ou estética, é Vida e Compromisso (e)terno com o outro que é ‘meu irmão’, que é ‘Filho de Deus’! Encontrar-se com Cristo e decidir-se pelo Seu Reino é, portanto, (re)aprender quotidianamente a entrar na intimidade de Deus e a fazer festa com Ele...no coração dos últimos! Vamos lá?! Boa Semana!