
Ó Cristo,
No Teu coração o pecador encontra a misericórdia,
O desesperado encontra consolação
O pobre encontra um abrigo e a mesa do amor
Sempre pronta para lhe saciar a fome
Vem até nós, Senhor, não Te canses de nos procurar…
um espaço de partilha, reflexão, discussão e anuncio do amor misericordioso de um Deus loucamente enamorado por todos os que criou à sua imagem e semelhança...
A palavra revela-nos um Deus compassivo…um Deus que assume em si e para si os dramas humanos. Diante de um mundo, e um tempo, marcado pela insegurança, diante de tantos feridos pelo ódio, a inveja, o sucesso a todo o custo,...
Jesus apresenta-se como o Rosto da compaixão, ou melhor, apresenta-se como a Compaixão que se faz salvação. O "programa do Reino" que chega ao coração dos homens é muito claro: ir aos últimos, levar-lhes a Boa Nova libertadora curando, ressuscitando, sarando, aliviando…
como “receptores activos da Graça” somos também convidados a ser “esbanjadores” dela…pois se tudo é dom, dom maior é partilhá-lo!
Meditando
como cristão sou desafiado a ser outro Cristo, a revestir-me dos seus sentimentos...O meu coração é compassivo diante de todos os dramas humanos? Procuro aliviar os que andam cansados e oprimidos? Procuro ao jeito de Jesus ser guia (pastor) para os que perderam o sentido mais profundo da vida?...
Rezando-LHE
Senhor Jesus,
Tu és o Bom e Belo Pastor
Sem Ti os nossos dias são vazios
A nossa vida não tem rumo
reveste-me com os sentimentos do Teu coração…
Quase todos vamos experimentando em algumas circunstâncias da vida a incapacidade de ler o nosso próprio coração, de descobrir qual o caminho a seguir ou, como acontece algumas vezes, não descortinar a presença viva e actuante de Deus em nós, nos outros, no mundo…Tais situações são muitas vezes encaradas com uma dramaticidade quase trágica: o hoje já não teve “ontem” e dificilmente terá “amanhã”. Mas Jesus diz-nos que se confiarmos nEle com todo o nosso coração e a nossa inteligência as trevas que nos cegam darão lugar à Luz que é Ele. Basta que ousemos gritar-lhe como os dois cegos: «Filho de David, tem piedade de nós»…
Meditando
Quais são as minhas “cegueiras”? e como lido com elas?...
Rezando-LHE
Senhor Jesus,Tu és a Luz do mundo,
Bem sabes que às vezes me deixo cegar pelo orgulho, vaidade, vingança…
Abre os meus olhos à Tua luz, Ensina-me a procurar-Te e acolher-Te
mesmo quando tudo é noite,
mesmo quando parece já não valer a pena…
Entre a exigência e a ternura, Jesus vai-nos propondo o “perfil” do discípulo. A verdade acerca de Deus e do homem só se capta na profundidade, por isso, ser discípulo de Jesus significa antes de mais “aprender a construir” uma casa (Vida) sobre a pedra angular, a rocha firme, que é Ele. Não há vida cristã sem Cristo! Por isso, falar de prudência neste contexto não significa “jogar onde é mais favorável” mas antes “perder-se” (confiar-se) nas mãos deste Deus que nos chama para Si. É nesta fidelidade criativa que todos e cada um de nós nos havemos de (re)descobrir como casa edificada por Deus… só n’Ele, por Ele e com Ele evitaremos a banalidade…
Meditando
A Palavra interpela-me à coerência entre o que sou, faço e rezo. Que “casa” estou a construir?...
Rezando-LHE
Senhor Jesus,Tu que és a rocha firme,
Ensina-me a viver uma vida marcada pela fidelidade à verdade,Pelo amor a Deus e aos irmãos, Ensina-me a não fugir da responsabilidade, a não desistir quando houver dificuldades, na hora das dúvidas ilumina-me com a certeza da Tua presença…
Em Jesus o Deus que cura é também o Deus que sacia…Um Deus que mata a nossa fome de sentido, de verdade, de alegria, de esperança. Por Ele todos são convidados a participar no banquete universal da salvação…A mesa de Deus é mesa para todos, é a mesa posta para os pobres, o lugar do encontro e da intimidade, o sinal da pertença e da Presença, a fonte da Esperança e da Compaixão, o sacramento do Amor que salva a partir de dentro, do mais profundo da nossa realidade. É aí que percebemos que a eucaristia é “o Pão para os pecadores”, o único alimento que sacia os viandantes que rumam para a intimidade da Trindade.
Meditando
Como vai a minha “proximidade” com a Eucaristia?...
Rezando-LHE
Senhor Jesus,Tu és o Pão da Vida plena,
Ensina-me a adorar-Te com um coração de criança,
A falar-Te com a humildade dos simples,
A receber-Te com a confiança dos Santos,
A partilhar-Te com a audácia dos Mártires…