Luta no bom combate da fé;
faz por conquistar a vida eterna, para a qual foste chamado.
faz por conquistar a vida eterna, para a qual foste chamado.
(cf. 1 Tim 6,11-16)
Jesus Cristo é um caminho simples e acessível para todos os que buscam Deus, porque é um caminho humano; a Sua palavra é uma palavra humana, o amor a que nos convida é um amor humano, que n’Ele tem a densidade do amor absoluto, que vive na intimidade do seu amor filial com Deus Pai. Amando Jesus Cristo, nós experimentamos que o amor é um só, que não há uma fronteira intransponível entre o amor humano e o amor divino.
Caminho ao nosso alcance! O evangelista São João exprime esta especificidade do caminho cristão para chegar a Deus, logo no início do seu Evangelho: “Nunca ninguém viu Deus; o Filho Único que está no seio do Pai deu-O a conhecer” (Jo 1,18) […] Jesus torna Deus mais próximo e acessível. E essa proximidade proporciona aos homens criarem intimidade com Deus, pois esse é também o grande desejo de Deus, que levou a que o seu próprio Filho encarnasse e se fizesse homem. Ao revelar-nos a sua intimidade filial com Deus Pai, Cristo abre-nos as portas à filiação divina, onde experimentaremos, também nós, essa intimidade filial com Deus. Ouçamos, ainda, o testemunho do Apóstolo São João: “A quantos O receberam, aos que n’Ele crêem, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (Jo. 1,12).
Esta é a grande surpresa existencial da fé cristã: ao sentirmo-nos filhos de Deus, tudo muda na nossa vida. É como se nascêssemos de novo, como se uma vida nova nos fosse dada, participação da vida nova do Ressuscitado. Esse é o testemunho de Deus acerca de seu Filho: “Deus deu-nos a vida eterna e esta vida está no seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida, quem não tem o Filho não tem a vida” (1Jo. 5,11-12).
(D. José Policarpo, 7 Março 2004)
Dá(r) que pensar...
Eternidade…Vida eterna… Um horizonte de vida que me lança na intimidade de Deus. Um desafio a perceber que em Cristo sou convidado a “nunca sair de Deus”.
O que significa para mim “vida eterna”?...Sou um “buscador do eterno”? Os meus gestos semeiam eternidade no tempo?...
Pão para o caminho...
Senhor Jesus,
Rosto terno e misericordioso de Deus,
Hoje venho a Ti com poucas palavras,
Venho sobretudo para Te agradecer…
No imenso amor que me tens,
e que tens a todos os Teus irmãos e irmãs,
Quiseste presentear-me com o dom da eternidade.
Tu que escancaraste as portas da eternidade,
E assim revelaste a intimidade de Deus,
Chamas-me agora a semear eternidade no tempo.
Eis-me aqui,
Serena e confiadamente
entrego-Te a minha vontade e o meu coração,
são inteiramente teus,
para que, revestidos da Tua ternura e consolação,
possam ser no tempo sinal da Vida plena…
Sem comentários:
Enviar um comentário