segunda-feira, março 19, 2007

Não estou disposto a acreditar...(Sábado III Quaresma)

Não estou disposto a acreditar:
num Deus que ame o sofrimento e não a alegria;
num Deus que se deixe vender;
num Deus que se constitui monopólio de uma igreja, de uma raça, de uma cultura, de uma casta;
num Deus árbitro que julgasse sempre com o regulamento na mão;
num Deus que se arrependesse de ter concedido a liberdade ao ser humano;
num Deus que tivesse constituído uns discípulos desertores das tarefas do mundo
e indiferentes à história;
num Deus que defendesse apenas os interesses do além;
num Deus a quem apenas se Lhe podia rezar de joelhos
ou a quem apenas se Lhe podia encontrar nas igrejas;
num Deus que honra os que vão à missa e, depois, logo roubam;
num Deus que colocasse a lei sobre a consciência;
num Deus que tivesse preferência pelos ricos;
num Deus a quem uns poucos amam porque não amam a ninguém;
num Deus que fosse capaz de fazer eternamente felizes aqueles que passaram pela terra sem fazer ninguém feliz.
... O meu Deus é ‘outro Deus’!

(Juan Arias)


----
Fazer caminho implica sempre dispor-se a avaliar, a rever, a perspectivar os passos seguintes. Neste tempo de conversão a Deus é tempo também de rever o caminho já trilhado. O que mudou? Como mudou?...
----
Senhor,
aqui estou diante de Ti, o Senhor da vida e da história.
Hoje pedes-me humildade, coerência, verdade,
e como Teu discípulo não queres que a minha relação contigo
se esgote nas palavras,
ainda que bonitas ou elaboradas,
pedes-me que elas se tornem vida, testemunho...
ajuda-me Senhor a libertar-me da ilusão
de tantas vezes falar mais sobre Ti do que contigo,
ajuda-me a ser dos “últimos”, pequenino...
ajuda-me a viver sempre como discípulo
e nunca como mestre
para que todos os meus passos
sejam reflexo de que só a Ti escuto e sirvo
...só Tu me conduzes.

Sem comentários: