segunda-feira, setembro 17, 2007

medo do futuro?...



Uma miúda traquina como a Mafaldinha pode ensinar-nos muitas coisas...Sobretudo a não ter medo do futuro!
Este foi também o desafio lançado pelo Papa Bento XVI aos Jovens em Loreto
(Na Vigília 01 Setembro):

«hoje, infelizmente, com frequência uma existência plena e feliz é vista por muitos jovens como um sonho difícil e, em alguns momentos, quase irrealizável.Muitos dos seus conterrâneos vêem o futuro com apreensão e se questionam muito».Eles perguntam-se , dizendo «como integrar-se numa sociedade caracterizada por muitas e graves injustiças e sofrimentos? Como reagir diante do egoísmo e da violência que às vezes parecem prevalecer? Como dar um sentido à vida?». Não tenham medo, Cristo pode preencher as aspirações mais íntimas do seu coração! Podem existir sonhos irrealizáveis quando são suscitados e cultivados no coração pelo Espírito de Deus?». Deixem que eu lhes repita nesta tarde: cada um de vocês, se estiver unido a Cristo, pode fazer grandes coisas». Por este motivo, queridos amigos, vocês não devem ter medo de sonhar, com os olhos abertos, com grandes projectos de bem, e não têm que se desanimar pelas dificuldades.»
Na Eucaristia (Domingo 02 Set.)

"Não sigam o caminho do orgulho, mas aquele da humildade". Andem contra-corrente; não dêem ouvidos a vozes interesseiras que propõem modelos de arrogância e violência, prepotência e sucesso a todo custo, exibição e acúmulo de bens. Sejam atentos e críticos. Não tenham medo de optar pelo caminho do amor verdadeiro. Tenham um estilo de vida sóbrio e solidário, relações afectivas sinceras e puras, empenho honesto no estudo e no trabalho, e profundo interesse pelo bem comum.
Não podemos dizer que somos discípulos de Jesus, se não amarmos e seguirmos a sua Igreja. A Igreja é a nossa família, que nos faz experimentar a vida futura, iluminada pelo Amor. Sentir-se Igreja é vocação à santidade, é empenho de construir a comunhão e a unidade, superando toda resistência e incompreensão. Na Igreja aprendemos a acolher o próximo, os pobres, os últimos."
Um grande e belo desafio este para quem procura olhar e viver o futuro mergulhado na esperança do evangelho! e tu, como olhas o futuro?


5 comentários:

Maria João disse...

É caso para dizer que a Deus Pai entrego o meu passado, presente e futuro.

beijos em Cristo

Ver para crer disse...

tens toda a razão. Devíamo-nos entregar nas mãos de Deus, pois Ele nos dá tudo o que precisamos.

Carlos Godinho disse...

Sem retirar seriedade ao artigo, gostei particularmente da "Mafaldinha". Aquela garota ensina-nos muito...

Anónimo disse...

Sempre com muito humor.... ;)
Olho para o futuro com os olhos da Esperança, esperando que o que está menos bem melhor, para que assim possamos todos viver, numa alegria comungada por todos. Vivo o Presente com o coração, por ter a hipótese e a sorte de poder, viver mais um dia para testemunhar a beleza deste mundo.
E recordo o passado como um tempo que serviu para crescer, oferecendo-me a oportunidade de amadurecer no presente para que assim me possa preparar para o futuro;)
É isto o que eu penso;)

J disse...

No Coração de Deus,

Gostei tanto do teu texto. Há momentos na vida em que nada faz sentido, em que nos sentimos, vazios, perdidos, sem rumo, sem orientação, nesses momentos não Lhe falamos, nem O ouvimos, porque com Ele tudo faz sentido, com Ele tudo é possivel, com Ele somos outros, somos mais. Com Ele tudo é Amor.

Um grande beijinho em Cristo