domingo, maio 22, 2011

uma vida (in)significante...?


A vida (a nossa vida e todas as vidas) está cheia de caminhos e de futuro. Viver significa por isso ser desafiado a um exercício belo de discernimento(s) e escolha(s) entre o que é superficial (e facilmente conduz à desilusão) e o que é profundo (e que conduz, sem facilidades, à realização pessoal).



E como a vida não se improvisa nem as escolhas podem ser fruto de uma qualquer roleta de sorte ou azar, creio que há uma “urgência” para a qual nos interpela o Evangelho deste domingo: a opção, sempre e cada vez mais alegre e decidida, por Jesus.




  • Diante dos desnortes quotidianos da indecisão e do medo Ele apresenta-se como o caminho seguro que vale a pena trilhar quando se quer viver para além do que se vê



  • Diante das muitas máscaras que tantas vezes colocamos (mentira, vaidade, orgulho…) Ele é a verdade que nos liberta, converte e faz amar.



  • Diante das muitas “encruzilhadas de morte” que, sedutoramente, nos são apresentadas em cada dia (a indiferença, a vingança, o poder…) Ele apresenta-se como a Vida bela e verdadeira que vale a pena ser, acolher e viver.


Não basta dizer que “estamos a viver” pelo simples facto de constatarmos que ainda respiramos; A vida é demasiado significante (e importante!) para a tornarmos, com as nossas medidas curtas e critérios apressados, insignificante. È por isso que temos sempre (e cada vez mais) necessidade da misericórdia…pois é ela que nos ajuda a recomeçar quando os nossos pés vacilam, quando o nosso coração se deixa “empequenar” pelo medo, quando a nossa inteligência se fecha ao diálogo com o coração e encerra as “portas da inteligência” à ternura da sabedoria.



um Caminho, uma Vida e uma Verdade...


um Rosto e um projecto…


uma história de Salvação que pode continuar a ser escrita contigo…


Vens?



4 comentários:

CLEMENS disse...

Obrigado por esta partilha.

Um abraço!

Zélia Patrício disse...

Bonito de se ver e ler e belo de se viver...

Hoje o sono tarda em chegar...e nada como vir vistar os amigos que embora longe estão sempre presentes...

um grande abraço e força aí...

Zélia Patrício disse...

Bonito de se ler e ouvir e belo de se VIVER...


E como o sono tarda em chegar ... nada como visitar os amigos que embora longe estão sempre presentes..

Grande abraço e força aí...

Rita Contreiras disse...

Relexões profundas que atravessam a alma de quem não se esquece humano...Grata!