segunda-feira, fevereiro 08, 2016

DÁ-ME O TEU ‘NADA’, SEREI O TEU TUDO!

Um dia que tinha sido igual a tantos outros...Aqueles pobres pescadores lavavam, provavelmente, as redes da sua desilusão (Lc 5, 1-11). Aparentemente tudo é derrota... No coração daqueles pobres pescadores tinham-se fechado as portas do futuro, o presente era amargo e o peso do fracasso do passado era demasiado duro para ser verdade. É fácil para nós imaginar o que seria chegar a casa, mais uma vez, sem nada para colocar na mesa!

Não podemos negar que fomos educados para vencer sempre, somos filhos da cultura ‘super-homens’. Vencer foi sempre a palavra de ordem e ‘perder’ um impossível que dá nós no estômago e gera ansiedade. Errar? nem pensar! Somente os outros. Foi assim, aos poucos, que todos nós fomos introduzidos num tempo e cultura onde a vulnerabilidade foi sendo confundida com fraqueza e, como tal, “dos fracos não reza história!”. Sentença maldita que nos foi anestesiando e convencendo que a vulnerabilidade era uma maldição.  
A vulnerabilidade é sempre o começo de qualquer história, da nossa história pessoal, ela nos ensina a não vivermos ‘cheios de nós’, nos desperta para confiar, e nos interpela a alargar as fronteiras do coração e da vida, a deixarmo-nos tocar pela ternura sem termos medo de ser feridos, pois é próprio do amor moldar para curar.

Na voz de Cristo que interpela Pedro, e a sua fragilidade, vai um apelo: “deixa-te tocar. Aceita que não podes tudo sozinho. Reconhece, pelo menos hoje, o que vai dentro de ti...e confia!”. Pedro ouve este sussurro na alma e, surpreendido pela medida do Evangelho, percebe que é hora de recomeçar! De coração aberto e com a simplicidade de quem sabe que só o amor cura e salva, Pedro responde com a mais bela expressão que um coração em festa pode ter quando se encontra com o Deus-Amor: “Senhor, afasta-Te de mim, que sou um homem pecador”.

Com aquele Pe(s)cador Jesus começa uma nova etapa na ‘peregrinação interior’ que é chamado a fazer cada coração humano. O Mestre escolhe um coração inquieto para levar a Paz; Para falar do Céu, escolhe um homem com os pés na terra; Para oferecer Eternidade, escolhe um homem habituado a navegar na noite; Para Perdoar, escolhe um pecador que escutou a Sua voz...é que o Reino de Deus não nos pede, como ponto de partida, que sejamos já perfeitos, pede-nos somente que o coração esteja disponível. É assim também que o Mestre sussurra à nossa alma a medida para esta semana: “Dá-me o teu ‘nada’, serei o teu tudo!”. Aceitas? Boa Semana!



Sem comentários: