quarta-feira, março 15, 2017

Transfigur-AÇÃO!


De quanta escuta são feitos os nossos dias? Quanta ousadia carregam os nossos frágeis gestos? São perguntas essenciais para quem aceita a peregrinação que nos leva à Páscoa. Não há conversão ‘improvisada’, nem discipulado ‘morno’...a ousadia da fé pede-nos uma ‘totalidade’ feita de cotidiano, tecida nos encontros e palavras, nos olhares demorados e nos abraços que oferecem recomeço e Páscoa. É a fé que nos faz contemplar. É a escuta que nos faz avançar. É o discernimento que nos faz ousar. É a caridade que nos faz agir.

Convocados e reunidos pela Palavra que liberta e salva, somos esta semana inspirados e desafiados pela ‘vulnerável firmeza’ de Abraão. Sair, avançar, crer, caminhar...verbos que nos despertam os sentidos e a inteligência, atitudes que nos mobilizam de dentro para fora e nos colocam diante da mais essencial das questões: temer ou ousar?...o caminho iniciado por Abraão é metáfora de todas as nossas peregrinações...somos feitos para caminhar, para saborear cada passo degustando neles a eternidade...a quaresma, caminho que nos rasga o coração para acolher o dom e nos coloca como horizonte a Páscoa, faz-nos redescobrir o essencial da identidade cristã: caminhar...e descobrir o caminho como bênção e como Aliança.

Não se trata de correr quilómetros, nem mesmo de ver quem chega primeiro! No caminho da fé só se atrasa quem cede à banalidade...para os que ousam, mesmo de mãos sujas ou coração ferido, Deus espera-os e acompanha-os com a filigrana da sua ternura e misericórdia.

O Evangelho, Palavra que desperta o coração e rasga novos horizontes ao nosso existir, narra-nos que a intimidade com Deus exige itinerância (Mt 17, 1-9). Seria muito cómoda uma fé que nos anestesiasse ou nos afastasse da realidade...mas o nosso Deus não vive nas nuvens! “levantai-vos e não tenhais medo” não é apenas um imperativo, é uma condição existencial. O Evangelho não é para tornar ‘doce’ a nossa existência, é Palavra que quer tornar fecundo o nosso viver, por isso não há lugar para a acomodação, para uma experiência religiosa alienante do tipo maniqueísta...a realidade está aí, cheia de contradições e de ‘novas escravidões’, cheia de complexidade e de muitos corações feridos...precisamos Levantar! Deus espera-nos nas cidades e bairros, nas ruas e lugares que cotidianamente percorremos. Deus convoca-nos para não cedermos à tentação de um cristianismo de bem-estar ou de uma religião que formalmente satisfaça a idolatria do nosso ego...

Precisamos levantar e descer para não vermos a realidade somente do alto mas, sobretudo, lado a lado...olhos nos olhos, coração a coração, deixando que aí, nas nossas planícies e trilhos cotidianos, Deus nos interpele a (re)descobrir e a compartilhar a única luz que dá sentido, sabor e significado...Ele coloca-nos diariamente diante dos corações aflitos, cansados ou desnorteados...e aí nos sussurra: “Este é o meu Filho muito amado, escuta-O!”...e não será assim que a Luz transfigura a Ação?...Boa Semana!
(Salmo 26/27 na voz de João Paulo II)





Sem comentários: