quarta-feira, julho 26, 2006

Para que serve o horizonte?...


Ontem encontrei-me com uma pessoa amiga que é paraplégica. Sorridente como sempre! (sim um sorriso mais bonito do que o da Julia Roberts em "o sorriso de Mona Lisa"!).
um familiar dizia-me: "para que serve a vida? valerá a pena?".
Trouxe-a comigo para a porta de casa e sentamo-nos nos degraus...(pensei que esta subtileza fizesse com que a minha amiga não ouvisse a nossa conversa...!).
Em silêncio procurei escutar mais atentamente o seu rol de longos desabafos, canseiras, desesperos,
falou-me dos dias em que chora,...no fim de tudo, sem saber o que dizer, dei-lhe um abraço ( quase tão demorado quanto a eternidade).

A certa altura contei-lhe uma história que me tinham enviado há já algum tempo:

Certa vez alguém chegou ao céu e pediu para falar com Deus porque, segundo o seu ponto de vista, havia uma coisa na criação que não tinha nenhum sentido.
Deus atendeu-o de imediato, curioso por saber qual era a falha que havia na Criação.
"Senhor Deus, a criação é muito bonita, muito funcional, cada coisa tem sua razão de ser, mas no meu ponto de vista, tem uma coisa que não serve para nada - disse a pessoa para Deus.
"- E que coisa é essa que não serve para nada?" - perguntou Deus.
"- É o horizonte. Para que serve o horizonte? Se eu caminho um passo em direcção ao horizonte, ele afasta-se um passo de mim. Se caminho dez passos, ele afasta-se outros dez passos. Se caminho quilómetros em direção ao horizonte, ele afasta-se os mesmos quilómetros de mim.Isso não faz sentido! O horizonte não serve pra nada." Deus olhou para aquela pessoa, sorriu e disse:
"- Mas é justamente para isso que serve o horizonte, para te fazer caminhar meu filho."

No fim da história ficámos em silêncio quase um minuto.
Depois foi ela que me abraçou e disse-me: "reza comigo..."
Entrámos e fomos rezar juntos os três.
Antes de começarmos a rezar, a minha amiga paraplégica rompe o silêncio e diz-nos:
" eu continuou a caminhar pois são vocês o meu horizonte!..."
por fim, abraçados, rezámos os três dando cada um graças a Deus pela vida...e pelo horizonte que Ele colocou nela!

2 comentários:

Maria Carvalho disse...

Curioso que eu hoje escrevi sobre a linha do horizonte. Um abraço, bom fim de semana.

Anónimo disse...

Até que enfim,... notícias!!
Tanto tempo sem dizer nada!!! =)Felizmente que tal linha existe! Por vezes banal, mas é bom saber que está sempre lá! Senão,... deixavamo-nos cair na monotonia. Temos que ter algo que nos faça pensar, agir, caminhar. E hoje é raro. O quotidiano apressado, a rigorosidade dos dias a robotização da sociedade fazem-nos muito mal!!!!
Ainda bem que existem assim pessoas, como tu, que se lembram simplesmente de nos avisar que TEMOS QUE CAMINHAR, E TAL CAMINHO É O HORIZONTE.
Já agora, beijos para essa tua amiga que nos deu uma grande lição de vida.
(ps:não me esqueci que te estou a "dever" uma fatia de bolo!)
Beijos