sexta-feira, março 09, 2007

Quarta-feira I Quaresma 2007


Feliz o homem que não se desiludiu da sua esperança.
Para quem será bom aquele que é mau para si mesmo?
(cf. Ben Sirá 14,1-6.14-16)


Poderá a fé subsistir sem a esperança? Infelizmente é essa, tantas vezes, a nossa situação de crentes. Sempre que adiamos a conversão, hesitamos na resposta a dar às interpelações do Espírito, deixamos para amanhã a nossa fidelidade ou recusamos um chamamento que Deus nos dirige, na Igreja, num primeiro momento, o que falha não é a nossa fé, mas a prontidão da nossa esperança...Mas se a nossa fé permanecer longo tempo sem a coerência da esperança, ela própria acabará por enfraquecer, naquela luz que nos faz sentir atraídos pela promessa. É que a fé, sem esperança, afasta-se também da caridade, pois é a esperança que mediatiza a caridade.
(D. José Policarpo)

Dá(r) que pensar...

Esperança…esperar…Para muitos a esperança, ou o esperar, é apenas e só um sinal de resignação de quem cruzou os braços e se limita a viver acriticamente a realidade quotidiana. A esperança cristã não é uma alienação! Ela é um “grito comprometido” de que é possível, neste que é o nosso tempo e o nosso mundo, ser feliz segundo a proposta do Evangelho de Cristo Jesus.
Em quem espero? Como espero? Com quem espero?...



Pão para o caminho...

Senhor Jesus,
Fonte de esperança e de vida nova,
Hoje venho a Ti trazendo-te todos aqueles que já não sabem esperar,
Que já não querem esperar, que preferem viver uma vida superficial,
Vazia, sem sentido…
Sabes, às vezes também eu, diante da realidade do mundo
e dos homens e mulheres deste tempo,
desespero, revolto-me, angustio-me…Quantas vezes também eu não sei esperar!
Hoje estou aqui,
com a minha inteligência e o meu coração,
para que sejas Tu a ensinar-me a saber esperar em Ti.
Ensina-me, Senhor, a ver todo o tempo e todas as situações
Como um tempo de profecia, de promessa, de novidade.
Ensina-me a olhar o passado com serenidade,
o presente com humildade
E o futuro com aquela esperança que não desilude…

Sem comentários: