sexta-feira, março 09, 2007

Sexta-feira I Quaresma 2007

O Senhor encontrou o seu povo numa terra árida, num deserto solitário.
Cercou-o, cuidou dele e guardou-o, como se fosse a menina dos seus olhos.
(cf. Deut 32,8-11)
Como se nos manifesta o Deus-Amor? Estamos no segundo momento do nosso itinerário. Mesmo se já na criação são claros os sinais do amor divino, a revelação total do mistério íntimo de Deus verificou-se com a Encarnação, quando o próprio Deus se fez homem. Em Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, conhecemos o amor em todo o seu alcance. De facto, "a verdadeira novidade do Novo Testamento escrevi na Encíclica Deus caritas est não consiste em ideias novas, mas na própria figura de Cristo, que dá carne e sangue aos conceitos um realismo extraordinário" (n. 12). A manifestação do amor divino é total e perfeita na Cruz, onde, como afirma São Paulo, "é assim que Deus demonstra o seu amor para connosco: quando ainda éramos pecadores é que Cristo morreu por nós" (Rm 5, 8). Portanto, cada um de nós pode dizer sem receio de errar: "Cristo amou-me e entregou-se a Si mesmo por mim" (cf. Ef 5, 2). Redimida pelo seu sangue, vida humana alguma é inútil ou de pouco valor, porque todos somos amados pessoalmente por Ele com um amor apaixonado e fiel, um amor sem limites.
(Bento XVI Mensagem JMJ 2007)



Dá(r) que pensar...

Neste itinerário para a Páscoa cada dia é uma provocação a dar passos, a voltar a Deus. O que mudou desde o inicio desta quaresma? Onde é que já houve conversão? Sinto-me a ser guiado e amado por Deus?...


Pão para o caminho...
Senhor,
Hoje venho a Ti para dar graças
Pelo dom de sermos o Teu povo,
Aquele Povo que não abandonas ao acaso
Mas que amparas, cuidas, proteges, amas...
Nem sempre é fácil reconhecer que é no meio deste Povo,
Escolhido, amado e enviado,
Que eu devo dar passos concretos...
Às vezes acho que é melhor caminhar sozinho,
Que só eu é que sei o rumo,
só eu é que tenho força para chegar à meta...
Hoje, venho a Ti, Senhor,
Para te pedir perdão
Por todas aquelas vezes em que, para os meus irmãos e irmãs,
eu não fui solidário no tempo da festa e consolação no tempo da dificuldade...

Sem comentários: