domingo, janeiro 31, 2010

fez-se (ao) caminho...

"Ao ouvirem estas palavras, todos, na sinagoga, se encheram de furor. E, erguendo-se, lançaram-no fora da cidade e levaram-no ao cimo do monte sobre o qual a cidade estava edificada, a fim de o precipitarem dali abaixo. Mas, passando pelo meio deles, Jesus seguiu-o seu caminho".
(cf. Lucas 4,21-30 Evangelho da Eucaristia deste Domingo )

Dei por mim a pensar-rezar hoje como este Evangelho pode ser uma bela parábola do nosso tempo:

* por um lado o que nos acontece quando "a voz incómoda dos profetas" põe em causa a nossa "imagem (falsa e pretensiosa!) de Deus" = desilusão! e esta leva ao desejo de expulsar o Profeta, que é o próprio Deus humanado!, da nossa vida...e assim onde ficamos? à beira do precipicio!


* Por outro lado a determinação da fidelidade do Filho de Deus feito homem ao projecto salvador do Pai. Seguiu o seu caminho! fez-se caminho para nós!...
(a imagem não é erro, é mesmo de propósito!)
para quem quer ver para além do óbvio
e viver para além do banal...
dá que pensar (e Rezar!)
Boa Semana!

2 comentários:

Cat@ disse...

So para mandar um abraco directamente de timor leste.
unidos em Cristo

Mariam disse...

Padre Luís!

Penso que todos, ou grande parte daqueles que buscam sem cessar o rosto de Deus acabam por se confrontar com dúvidas, por vezes até cruelmente angustiantes... Idealismo - Espiritualismo - Decepção - Trevas - e... logo a Alegria do Deus-Amor, a descoberta do Seu rosto e do Seu Coração, em Jesus Cristo, o Deus humanado, em tudo igual a nós excepto no pecado, em eterna comunhão de Amor no seio da Trindade (e em nós).

«Cristo deixou-nos o exemplo para que sigamos os Seus passos».

Santa Quaresma!

P.S. Pude vê-lo e escutá-o no programa do Padre Borga. Não que eu seja fiel ouvinte da Canção Nova, mas, naquele dia, tive esse privilégio! Gostei muito! Continue!, assim, irradiando a beleza da fé e do seguimento de Jesus Cristo!