sábado, fevereiro 15, 2014

O PAPA ESTÁ APAIXONADO…



Sim, é verdade. O Papa Francisco está enamorado. Não viste isso ontem, dia de S. Valentim? Eu vi! Lia-se nos seus olhos, sentia-se no entusiasmo com que falava, que estava mesmo ‘muito apaixonado’. Via-se que estava ‘habitado’, e ‘abraçado’, por um Amor que não conseguia conter, nem calar, nem disfarçar. E disse-o ‘descaradamente’ em algumas afirmações que fez. Disse que o AMOR não é «apenas um sentimento, uma condição psicofísica. Mas é uma RELAÇÃO, uma realidade [dinâmica] que cresce», por isso «não pode ter como base a areia dos sentimentos que vêm e vão, mas tem de ser construído sobre a rocha do amor verdadeiro, o amor que vem de Deus». E tão enamorado estava que não hesitou em dizer que «a família nasce deste projeto de amor que quer crescer como construção de uma casa que é lugar de AFETO, AJUDA, ESPERANÇA E APOIO» e, assim «como o amor de Deus é PERMANENTE e para sempre, assim também o amor que funda a família deve ser ESTÁVEL E PARA SEMPRE», não hesitou ainda em pedir: «Por favor, não devemos deixar-nos vencer pela "cultura do provisório"! Isso é errado!».


Neste ‘caminho do Amor’, revelou que não há que ter medo do “PARA SEMPRE!”. Até disse que há um ‘remédio’ para tirar tal medo: chama-se CONFIAR [no Senhor Jesus Cristo], percorrendo um caminho espiritual quotidiano cheio de pequenos passos feitos juntos que gerem homens e mulheres maduros na fé. E tão cheio de Amor estava o Papa que recordou também que o ‘para sempre’ «não é só uma questão de duração, pois um matrimónio não é conseguido 'apenas porque dura', mas também é importante a sua qualidade» por isso, é fundamental o ‘estar juntos e saber amar-se' (para sempre!). E como o Amor é sempre ousado interpelou os que o ouviam: «Pedi a Jesus para multiplicar o vosso amor. Na oração do Pai Nosso nós dizemos: “o pão nosso de cada dia nos dai hoje”. Os esposos podiam aprender a rezar assim: “o Amor de cada dia nos dai hoje”».

 

Não contente com o que já tinha revelado, deste grande Amor que está a viver, o Papa lá continuou e disse que o ‘para sempre’ tem ainda um outro ‘segredo’, traduz-se num ‘estilo de vida’ feito de 3 palavras: “com licença/posso, obrigado, desculpa”. Palavras que evitam ‘a agressividade, a imposição, o erro’ e que ajudam a fazer crescer ‘a gratidão, o respeito, a paz’.



Por fim, não consegui guardar um segredo fundamental, e lá disse então que o casamento é uma festa cristã, Uma festa que têm a sua alegria e plenitude na certeza da presença de Cristo. E, com a ousadia e paixão que lhe conhecemos, lá deixou então um desafio: que os sinais exteriores da festa do vosso casamento revelem a presença do Senhor e recordem, a vocês e a todos, a origem e o motivo da vossa Alegria.



Recordando o trabalho artesanal dos ourives, lembrou ainda que o caminho do amor é sempre ‘fazer crescer o outro’, é um ‘crescer juntos’, tornando-se sempre mais humanos, verdadeiramente homem e mulher, marido e esposa. viver assim é oferecer aos filhos o ‘tesouro’ de quem soube amar(-se) e crescer, no amor. Por amor. Com amor.



Percebe-se que o Papa está mesmo apaixonado! Perdido de Amor por Deus. Pela Família. Pelos Pobres. Pelo Mundo!


*podes ler todos os 'segredos' que o Papa revelou aqui: Namorados.

Sem comentários: