quinta-feira, junho 04, 2015

NO AMOR...SOMOS UM!



Não somos simplesmente diante dos outros ou com os outros, somos ‘para os outros’. É assim também que a Palavra, semente de Vida (e)terna para o nosso ser e agir, nos faz entrar no coração daquilo que é essencial na nossa fé: proclamar que Deus é Trindade, origem e fonte de todo o Amor. Amor para todos!

O Amor que nasce do Evangelho é sempre ‘presença’, uma liberdade que se dá e que está disponível para acolher, na gratuidade, o que o outro é e a partir de onde ele está. O Amor (quando é verdadeiro!) nunca idealiza, realiza! Mais ainda, converte e transforma a partir da raiz, em profundidade. Para sempre. É isso que, no dizer de Paulo, nos faz filhos e nos resgata da escravidão! Somos herdeiros de uma identidade que nada, nem ninguém, poderá jamais ‘desfigurar’. Como disse, sabiamente, o Papa emérito Bento XVI: “o verdadeiro amor promete o infinito!”. Mas, para nós, trata-se de algo ainda maior e mais profundo, pois Deus, que é Amor infinito, não só promete, dá! Dá-se para sempre! A todos. E nós somos enxertados, isto é, ligado de modo vital, a Ele para sempre no Amor. Por Amor. Com Amor.

É assim que (re)começa em nós, agora que passaram as grandes festas da Páscoa,  o tempo que a liturgia chama de ‘tempo comum’ ( = deixar que Cristo nosso Irmão e Redentor habite os nossos caminhos e alargue as fronteiras do nosso coração). É um tempo que não começa ao acaso, nem por acaso. Se todos os recomeços são providenciais, recomeçar a partir do coração da Trindade é fundamental. Livra-nos da idolatria (dentro e fora de nós!), desperta-nos para a ternura (evitando a tentação de fazer dos outros objetos!) e coloca-nos num dinamismo essencial: ser rosto de um Reino que foi semeado em cada coração e que precisa germinar e dar fruto.

O Amor-Trinitário pede-nos que renunciemos ‘à tentação da perfeição’, porque ela torna-nos egoisticamente solitários, e um solitário, mesmo que fosse perfeito, só poderia amar-se a si mesmo! O Amor-Trinitário convoca-nos para aquele ‘Amor-vulnerável’ de quem se sabe sempre peregrino, trabalhado pelas mãos do ‘Divino Oleiro’, e num 'Êxodo' evangelicamente dinâmico que nos faz olhar para além daquilo que os olhos conseguem ver e fazer de cada gesto, palavra, encontro, olhar, silêncio um hino de ‘Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo’. Não se trata, portanto, de “matemática teológica” para tentar descortinar se a Trindade é 1 = 3 ou 3 = 1, trata-se isso sim de redescobrir, com o encanto de um coração de criança, que com a Trindade, No Amor,...somos UM!


Sem comentários: