terça-feira, fevereiro 23, 2016

DE DENTRO PARA FORA...

Para crescer, é preciso aprender a escutar. Para amar, é preciso dar-se. Para ver, não bastam os olhos, é preciso também o coração. Para caminhar, não basta saber onde se deve ir, é preciso dar passos concretos, ter a ‘ousadia do primeiro passo’...pois, para quem tem fé, o futuro é sempre desconhecido, mas nunca é incerto.

Há vidas tão cinzentas e tão às escuras, há vidas sem ‘cheiro’, sem afeto, de sentimentos reprimidos e de vaidades cada vez mais ‘inchadas’...há vidas que querem saborear apenas ‘o imediato’ e jamais se permitem degustar o Eterno. Há vidas que vivem esmagadas pela ‘fatalidade do passado’ e jamais arriscam voltar-se para o futuro.

O Caminho para a Páscoa é convite à ‘Metanoia’ (conversão). Não se trata só ‘mudar dentro’, mas ‘de dentro para fora’, num movimento que nasce na ‘intimidade mais intima’ e nos lança no encontro com o quotidiano. Um quotidiano que queremos encher de luz, de cor, de ‘perfume’, de coração e sabedoria, de discernimento e ousadia.

A Transfiguração de Jesus vem perguntar-te então: que tipo de homem/mulher queres ser tu: dos que arriscam (como Abraão) ou dos que se resignam numa passividade interminável? É que “Transfigurar” a vida, o nosso quotidiano, é muito mais do que fazer coisas…é, acima de tudo, encontrar um sentido para tudo o que se faz. E Nessa busca Deus é sempre o primeiro a acreditar em Ti, também tu és: “O filho muito amado”.




Talvez possas sussurrar ao coração de Deus esta oração:

Senhor, abre os nossos ouvidos à Tua voz
E rasga os nossos corações
com a ternura da Tua Palavra.
Transfigura os nossos dias,
Com o Teu amor feito Páscoa,
faz brilhar nas nossas trevas a luz do teu perdão,
e faz que os nossos gestos e palavras 
nunca sejam de vaidade e orgulho.
Reveste-nos de coragem para não cairmos na indolência
De quem se resigna a ver a vida passar…
E, no fim, dá-nos a alegria plena de viver para sempre contigo

*Algumas dicas para Transfigurar a vida quotidiana (abraçar +, escutar +, elogiar +, acolher +, contemplar +, rezar +,...)


Sem comentários: