terça-feira, junho 21, 2016

CUIDO, LOGO EXISTO!

Distraídos e anestesiados somos devorados pelo relógio que nunca para! Bauman diz que vivemos num tempo em cuja identidade ou é de ‘turista’ ou de ‘vagabundo’, as referências e decisões sólidas tornaram-se fluídas e, não obstante a tragicidade de tudo isso, somos cada vez mais indiferentes...

Com seus ritos e dogmas a indiferença vai fazendo caminho entre nós: na falta do ‘bom dia’, na omissão de gentileza, na falta de apreço pelo que o outro é, no modo como nos olhamos pessoal ou coletivamente...estamos, lentamente, a ‘demonizar’ e a esquecer o humano. A nossa memória, quase potenciada ao infinito pela nova religião (do latim ‘religare’) chamada tecnologia, é afinal cada vez mais curta e os nossos “terabytes emocionais”, que deveriam ser espaço (e)terno para o (re)encontro, o diálogo e a partilha, estão cada vez mais monossilábicos e vazios, dando lugar a um sentimentalismo epidérmico e perigoso.

Precisamos, urgentemente, (re)aprender a arte de cuidar e contemplar. Precisamos de silêncio e de um coração de criança para reaprender afetos. Se nos falta encanto para ver o novo, precisamos reaprender a contemplar o quotidiano e a ver em cada instante ‘o milagre’ de um caminho feito de escuta, decisão, ousadia e criatividade. Nenhum de nós é um monólogo. Muito menos somos cinzentos! As cores da vida, e do coração, dão-nos a possibilidade de nos tornarmos ‘semeadores da ternura’ e (re)construtores da esperança.

Cada vida é um (re)começo! Uma história tecida com a filigrana de tantos encontros, palavras, silêncios, gestos, olhares. Sim, podemos recomeçar sempre. Todos os dias. A ternura abre portas onde só vemos paredes, um olhar planta infinito onde só vemos limites, um gesto abre ao futuro onde antes só se via passado, um abraço desperta acolhimento onde antes só se via recusa, e o coração...bom, esse faz-nos sussurrar a Vida onde se via apenas morte!


Quando nos faltar a coragem, ou o medo parecer mais forte, vamos olhar-nos olhos nos olhos ainda mais intensamente, vamos deixar que nossos corações se (re)encontrem e, na cumplicidade que só o Amor desperta, vamos sussurrar um ao outro: “Vou cuidar de ti! Não temas! Dá-me um abraço”. 



Sem comentários: