terça-feira, junho 28, 2016

VAI E UNGE!


De quantos encontros são feitos os nossos dias? Na correria do quotidiano é normal cruzarmo-nos com muita gente, vemos apressada e superficialmente rostos, acenamos com a cabeça ou com as mãos para dar uma breve saudação, em alguns casos ainda conseguimos apertar a mão do outro, mas é um ‘toque’ superficial, sem tempo, pois ‘temos de ir’ que o relógio não para.

É urgente que os nossos caminhos quotidianos se tornem ‘sacramento do encontro’, lugar onde nos vemos e nos contemplamos, lugar onde degustamos a vida e a compartilhamos em profundidade, lugar onde o outro se torna parte de mim, lugar onde a história sagrada do outro se torna um apelo a ver, sentir e cheirar o bem, o bom e o belo da vida, de cada vida, em cada história.

Se cada encontro (re)começar com um olhar contemplativo e um coração escancarado (re)aprenderemos, com a força sempre sedutora e vulnerável da ternura, que somos muito mais, e muito melhor, do que imaginamos! (re)descobriremos o eterno em cada momento e o ‘tesouro escondido’ por dentro de cada gesto e palavra pronunciadas. É que afinal nenhum de nós é um obra já acabada e o que falta ainda (re)construir não se encontra na espuma dos dias, exige de nós ir mais fundo...exige discernimento ( = ler por dentro).

A Palavra que nos visita esta semana desperta-nos para uma vida ‘Cristificada’ (Lc 9, 51-62). Com Ele, e como Ele, somos Ungidos ( =Cristo, na língua Grega; Messias, na língua Hebraica); Com Ele, e como Ele, somos Peregrinos que atravessam o tempo fazendo de cada lugar e encontro um Kairós ( = tempo habitado pela Salvação); Com Ele, e como Ele, tocamos as feridas da existência humana e sentimos o doce desassossego do Espírito que faz com que “tudo o que é verdadeiramente humano encontre eco em nosso coração” (GS 1); Com Ele, e como Ele, temos como mesa e altar o quotidiano e ali nos repartimos para sermos sabor e presença do Reino que o Pai nos oferece, não como prémio mas como medida para tudo o que somos, pensamos, dizemos e fazemos; Com Ele, e como Ele, atravessamos a cidade dos homens com o Evangelho no coração e nos lábios para oferecer a todos uma palavra de benção, reconciliação, cura e libertação.


Eu e tu somos uma missão nesta terra, é para isso que estamos no mundo. É preciso considerarmo-nos como que marcados a fogo por esta missão de iluminar, abençoar, vivificar, levantar, curar, libertar. Nisto uma pessoa se revela enfermeira do no espírito, professor no espírito, político no espírito..., ou seja, pessoas que decidiram, no mais íntimo de si mesmas, estar com os outros e ser para os outros’ (EG 273). Então, como fez Elias com Eliseu (Rs 19, 16b), ou como Cristo fez com Pedro e Paulo, também Ele te diz hoje: “Vai...e Unge! Vai...e cura. Vai...e abraça. Vai...e perdoa! A todos, para sempre, como Ele fez. Pois foi para essa Liberdade que Cristo nos libertou. BOA SEMANA!




Sem comentários: