sábado, abril 11, 2020

CORAÇÕES AO ALTO!


[foto: Padre Clovis]

É Páscoa! Páscoa de Cristo. Páscoa do Mundo. Páscoa no Coração.

A Páscoa não é um evento, é a fonte que sacia de esperança a nossa sede interior de eternidade. Anualmente, por ocasião da Páscoa, a palavra esperança se repete sem cessar. Mas, o que é afinal a esperança?

A esperança que irrompe da Ressurreição de Jesus, não fica agrilhoada no otimismo do “vai dar tudo certo”, ela nos faz encher de sentido todas as coisas: o viver, o amar, o sonhar, o sofrer e o morrer. Sim, a esperança de Jesus não é alienação, nem desilusão. Ela é cotidiana! Pede-nos pés descalços, ternura e coragem. Convida-nos, em todas as circunstâncias, a olhar para frente e para o alto.

A esperança de Jesus é sobrenatural; para degustá-la interiormente é necessário um coração de filho, habitado pelo discernimento, pela bondade sem diplomacia, pela confiança sem limites...ou seja, um coração que vê!

Este ano celebramos a Páscoa em meio a uma pandemia. A nossa vulnerabilidade de peregrinos nos recorda, mais uma vez, que só são eternos os laços que criamos, o perdão que oferecemos e a compaixão que semeamos. Sem paternalismo ou banalidade.

O confinamento que temos vivido nos trouxe mais oportunidades para escutar, contemplar, fazer silêncio e sintonizar o coração e a vida. Tudo isto ‘por dentro’, lá no santuário do Coração, onde Deus sempre nos fala a sós, sussurrando...

Agora, que a memória do coração nos recorda que ‘somos Páscoa’, podemos perguntar-nos:

Com quanta Esperança são tecidos os nossos gestos, as nossas palavras, a nossa vida?... Feliz Páscoa 2020!


#oquenosfazhumanos

Com esta ‘primeira pergunta’, iniciamos hoje um itinerário de perguntas cotidianas para refletirmos sobre aquilo que (realmente) nos faz humanos. Diariamente, no instagram @prof.luismiranda, será postada uma pergunta para nos ajudar a refletir algumas dimensões e dinamismos fundamentais da nossa existência. Afinal, podemos sempre aprender a ser mais humanos, simplesmente humanos...

Se quiseres ajudar outros a (re)aprender o que nos faz humanos, podes partilhar (esta e as outras perguntas) no teu stories ou repostar no teu feed. Vamos juntos!

Sem comentários: