É o primeiro passo que determina o ritmo do caminho. Nesta hora do "primeiro passo", é bom relembrar que a Páscoa vem ao nosso encontro! Sim, é para ela que caminhamos de "corações ao alto", sem ilusões, mas com o coração habitado pela serena confiança de quem sabe que Deus é o primeiro a acreditar em nós...e o único que sempre nos oferece recomeço.
Move-nos a certeza de que a Sua misericórdia é infinita; alegra-nos a oferta que Ele nos faz de uma Esperança que não é alienação; estimula o nosso caminhar a força da Oração e o 'perfume' da Caridade e, para tornar ainda mais lúcido o nosso discernimento, vivemos este tempo jejuando da banalidade. Sim, a quaresma não é tempo para remoer o passado, mas caminho de alegria para as núpcias do Cordeiro. Também não é tempo de rostos sombrios, nem melancólica amargura diante da história . A quaresma é tempo de plena liberdade diante de Deus e dos homens. É tempo para agradecer, confiar e (re)aprender, divinamente, o que nos faz humanos.
Só os corações peregrinos conseguem habitar este mistério: a quaresma 'parte do futuro' para nos (re)lembrar que Deus continua a ter fé na gente!
O caminho chama-nos para o primeiro passo...Vamos?!
Ao longo do caminho, podemos ir degustando, esta sublime melodia:
"Luz terna e suave, no meio da noite
Leva-me mais longe
Não tenho aqui morada permanente... "
Sem comentários:
Enviar um comentário