domingo, fevereiro 25, 2007

I Domingo Quaresma

Jesus disse ao tentador:
Está escrito:
«Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele prestarás culto.»
(cf. Lc 4,1-13)

O judeo-cristianismo é a religião que mais valoriza a experiência de amor, exactamente porque nos revela Deus como Pessoa que ama e quer ser amada, com quem o homem pode estabelecer uma verdadeira intimidade de amor e comunhão. E se é possível ao homem ser amado por Deus e abandonar-se a Ele, numa resposta de amor, essa experiência influencia todas as experiências humanas de amor. O amor do próximo brota do amor de Deus; a comunhão com Deus dá ao homem a força e o dinamismo de progredir continuamente, em qualidade, em todas as suas experiências do amor.
Do amor à caridade, enuncia-nos o itinerário do crescimento do amor, onde as capacidades naturais de amar, enfraquecidas pelo pecado, são redimidas e potenciadas pela força do Espírito de Deus, isto é, pela energia amorosa que nos vem do facto de sermos amados por Deus e de o procurarmos amar, mais que todas as outras realidades humanas. É um tema que nos situa no âmago da relação entre a nossa natureza humana e o dom da graça divina, pois a caridade significa aquele grau de perfeição do amor que só é possível ao homem com a força do Espírito Santo. A caridade acontece naqueles que fizeram da sua experiência de amor a Deus, a fonte de toda a sua capacidade de amar. “Amar a Deus sobre todas as coisas” e seguir o mandamento novo de Jesus “amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”, só é possível ao homem, com a força de Deus. Mas sendo sobrenatural, é também a plena realização das nossas capacidades naturais de amar. A caridade é a verdade plena do amor, porque é o amor ao ritmo do Espírito de Deus.

D. José Policarpo, 17 Fevereiro 2002

dá(r) que pensar...

A Palavra de Deus neste Domingo é uma provocação a repensar a vida segundo a lógica de um Deus que é ponto de partida e ponto de chegada. Este é o tempo de (re)conversão das nossas metas...é tempo de começar a fazer as perguntas essenciais: Quem é Deus para mim?...

Pão para o caminho...

Senhor,
Com todos os meus irmãos na fé,
Aqui estou diante de Ti,
para fazer memória do imenso amor com que sempre vens ao meu encontro.
Hoje convidas-me a deixar os meus ídolos,
Pedes-me uma fidelidade criativa, ousada, alegre...
Uma fidelidade enraizada na certeza de que só Tu me bastas.
Eu sei que nem sempre tem sido fácil este caminho,
Às vezes falho, algumas vezes vem o medo de não ser capaz, outras vezes mesmo estando Tu ao meu lado penso que estás longe...sinto-me só.
Hoje venho a Ti,
Para Te dar graças por não desistires de mim, mesmo quando Te abandono.
Venho a Ti, Senhor, para que me enchas da Tua consolação,
Para que sares as minhas feridas com o óleo da alegria,
E faças despontar em mim aquele amor fiel e santo
Que não se deixa abalar no tempo da dificuldade
E que anseia por uma profundidade maior no tempo da alegria.

1 comentário:

Maria João disse...

E não nos esqueçamos de algo muito importante: o mal vem muitas vezes vestido de bem. É preciso rezar, conhecer a Palavra de DEus e parar para O ouvir para evitarmos cair vezes sem conta nas ciladas do mal.

beijos em Cristo

PS: O meu mail é mariajoaogracia@hotmail.com. Podes enviar os teus pensamentos. Parabéns pela ideia.