segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Segunda-feira I Quaresma 2007

Jesus cumpre o que fora anunciado pelo profeta Isaías:
Ele não discutirá nem gritará;
não apagará a mecha que ainda fumega.
Todas as nações depositarão nele a sua esperança.

(cf. Mt 12,14-21)




Evangelizar é dar testemunho acerca de Jesus Cristo. O cristianismo é uma fé religiosa, ou seja, uma manifestação da relação do homem com Deus. Não há verdadeira religião sem fé em Deus. Mas o carácter específico do cristianismo é o facto de o homem viver a sua relação com Deus na sua relação com Jesus Cristo, um homem como nós e Filho de Deus. Reconhecer em Jesus o Deus Vivo, porque Filho de Deus Pai, é o elemento decisivo da fé cristã. Não preciso de procurar Deus por outros caminhos; Ele é o caminho. Segui-Lo como discípulo é percorrer, com Ele, o caminho que me leva a Deus; amá-Lo é fazer a experiência insondável do amor divino; comungar da Sua experiência de Filho de Deus, é descobrir Deus como um Pai, deixar que Ele me conduza à intimidade da comunhão trinitária; aceitar o seu desafio de amar os outros como Ele os ama, é descobrir que o amor a Deus nos conduz à fraternidade cristã, como comunhão de amor.
Jesus Cristo basta-nos: podemos unir-nos a Ele como nosso irmão, e ser por Ele introduzidos no mistério da intimidade de Deus, de que Ele nos dá testemunho como Filho. Jesus Cristo é um caminho próprio para encontrar Deus: Ele só é resposta para quem procura Deus; devemos receber o seu testemunho de intimidade com o Pai, e descobrir a Igreja como uma comunhão de filhos de Deus, “filhos no Filho” e perceber que esse dom da filiação divina é o mais maravilhoso fruto da redenção.
(D. José Policarpo, 7 Março 2004)



Dá(r) que pensar...



Deus ao manifestar-se “na carne” em Jesus desconcerta a nossa inteligência e comove o nosso coração…Esperava-mos, como o povo de Israel, um grande guerreiro e Deus manifesta-se na simplicidade, na fragilidade…
Diante de tudo isto: Quem é Jesus para mim? Como anda a minha relação com Ele?...



Pão para o caminho...



Senhor Jesus,
Rosto divino do homem e rosto humano de Deus,
Venho a Ti como todas as outras vezes,
Para Te dizer que creio,
com toda a minha inteligência e com todo o meu coração,
Que Só Tu és o caminho, a verdade e a vida,
Só Tu és a minha luz e salvação,
Só Tu és o meu refúgio e o meu abrigo…
Há momentos e circunstâncias
em que reconhecer-Te como o meu Deus e o meu Tudo não é fácil,
diante das dificuldades muitas vezes o meu coração fica inquieto e longe de Ti…
Mas, eu sei Senhor,
Que Tu és clemente e compassivo, paciente e cheio de bondade,
E que sempre me acolhes como se fosse a primeira,

a única e a última vez…
Por isso venho a Ti, uma vez mais,
E batendo à porta do Teu coração, peço-Te uma vez mais:
Permanece em mim…pois sem Ti a minha alegria não é plena.

Sem comentários: