sexta-feira, março 16, 2007

Deus ama-te antes que O ames...


O coração humano é frequentemente invadido por um medo secreto: o castigo de Deus. Pensar que Deus pune o ser humano é um dos maiores obstáculos à fé. Para quem vê Deus como um juiz tirano, São João relembra com palavras de fogo: “Deus é amor. Foi Ele quem nos amou primeiro. Amemos pois respondendo ao seu amor.
Tudo começa aí: deixar-se amar por Deus. Mas não é assim tão simples...por que é que alguns cristãos têm tanta dificuldade em acreditar que são amados? Lamentam-se: Deus perdoa aos outros, mas não me perdoa a mim. Assaltados por um sentimento de culpabilidade incompreensível, querem recomeçar por se perdoar a si próprios. Como não conseguem, por vezes tentam fugir a esta opressão, acusando outros, fazendo uso dessa arma tão cruel da culpabilização e da suspeita.
Se amar Deus implicasse o medo dum castigo, isso já não seria amar. Cristo não nos quer ébrios de culpabilidade, mas cheios de perdão e de confiança.
O coração do ser humano é por vezes muito severo porque não se deixa revestir pela compaixão de Deus. Deus nunca é um algoz da consciência humana. Em sua bondade, embeleza e tece a nossa vida com o fio do seu perdão. Deus esconde o nosso passado no coração de Cristo e ocupa-se do nosso futuro. A certeza do perdão é a realidade do Evangelho mais extraordinária, mais inacreditável, mais generosa – é a liberdade incomparável.
Deus ama-te antes que O ames. Pensas que não esperas Deus e deus espera-te. Dizes: “não sou digno” e Deus põe-te no teu dedo o anel do filho pródigo. Esta é a mudança radical do Evangelho.


(Irmão Roger - Comunidade de Taizé)


Deus é amor. Esta é uma frase que frequentemente repetimos. Nela se resume todo o Evangelho. Neste tempo de conversão ao Deus de amor é bom perguntarmo-nos:Creio realmente que Deus é amor? Em que sinais, gesto ou palavras é que esta realidade se expressa na minha vida?...




Deus de misericórdia,
Deus dos santos e dos pródigos,
Hoje venho a Ti para saciar a minha sede de perdão
Na fonte de eterna salvação que é o Teu Filho Jesus.
Venho sem medo e sem máscaras,
Quero estar contigo e em Ti,
Num silêncio que aquieta os meus medos
E que com doçura me vai transformando.
Estou aqui contigo e rezo balbuciando:
Ó Deus,
"confiando na Tua Misericórdia,
avanço na vida como uma criança,
E cada dia Te ofereço o meu coração
Inflamado de amor para a tua maior glória"
(Ir. Faustina Kowalska)

2 comentários:

Anónimo disse...

Que bom fazer caminho com as tuas palavras, ou com as palavras de outros que tão cheios de Deus quanto TU, nos iluminam neste caminho de mudança, alegria e conversão...Tem sido um tempo quaresmal diferente, melhor também porque as tuas muletas amparam! Aquele abraço, Ida

Maria João disse...

As tuas muletas têm sido mesmo muito boas. Obriigado!

Viver a Quaresma é reflectir na Paixão de cRisto, no Amor que tem por todos nós indepentemente do nosso passado e presente. Ele só nos quer dar a mão. Ele perdoa sempre. Nunca castiga. O que achamos que são castigos, são consequências dos nossos actos. DEus deu-nos a escolher entre o Bem e o Mal. SE escolhemos o mal...


Um abraço em Cristo