sexta-feira, março 09, 2007

Domingo II Quaresma 2007

Levando Consigo Pedro, João e Tiago, Jesus subiu ao monte para orar. Enquanto orava, modificou-se o aspecto do Seu rosto e formou-se uma nuvem que os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que disse: Este é o Meu Filho dilecto, escutai-O.

(cf. Lc 9,28-36)

Olhar o rosto de Jesus crucificado é abrir-se ao insondável amor com que Deus nos ama. Porque a morte de Jesus, o Filho de Deus, é a mais radical expressão do amor de Deus por nós, contemplar o Crucificado é o caminho mais directo para nos abrirmos a esse amor infinito. Também aí, sobretudo aí, Cristo é o caminho para o Pai.
Que Deus nos ama, é objecto da nossa fé. Começamos por acreditar nesse amor. Mas o amor de Deus por cada um de nós pode tornar-se experiência vivida e mesmo sentida. A generosidade absoluta desse amor comove-nos; a ânsia que Deus manifesta de nos amar e de receber o nosso amor, desperta dinamismos profundos, escondidos no nosso coração. Não é só Deus que se sente atraído por nós; no mais íntimo de nós mesmos sentimo-nos atraídos por Deus e essa é uma atracção de amor. A dimensão esponsal com que as imagens bíblicas nos apresentam o amor de Deus pelo seu Povo, revela-nos o mais profundo desejo de Deus: ser comunhão connosco. Para o conseguir, enviou o seu Filho, isto é, deu-no-l’O para nos amar com um amor humano, que é divino, e dar a maior prova de amor, deixar-se amar por nós.
Ao preparar a Páscoa deste ano, não desviando o olhar do rosto de Cristo crucificado, identifiquemos todos os sinais da nossa atracção por Deus, demos-Lhe o nosso amor manifestado em gestos simples de vida, que vão da adoração ao amor fraterno, e demos, neste tempo, à Cruz do Senhor um lugar especial na nossa vida, com muita gratidão e de ternura. E nunca esqueçamos que amá-l’O é cumprir a sua vontade obedecendo aos seus mandamentos, pois há formas de viver que abafam em nós essa experiência do amor de Deus.

(D. José Policarpo, Mensagem Quaresma 2007)

Dá(r) que pensar...
Hoje é Domingo. A Igreja reúne-se para celebrar o dom da Vida nova eterna que nos é oferecida em Jesus, uma Vida Transfigurada! Hoje a Palavra convoca-nos a contemplar Jesus, Deus pede-nos que O escutemos. E eu, como respondo a este apelo de Deus?...

Pão para o caminho...


Senhor,
Hoje venho a Ti
Com todos os meus irmãos
que desejam ver-Te, tocar-Te, contemplar-Te,
Trago-Te todos aqueles que se sentem “indignos de Ti”...
Aqueles e Aquelas que em vez de verem transfigurada a sua existência
A vêem denegrida, explorada, maltratada...
Estes querem escutar-Te e amar-Te,
Mas, tal como eu,
Também muitas vezes não sabem como, de que forma, onde...
Dá-nos, Senhor,
A graça de Te desejarmos acima de todas as coisas,
De Te amarmos com todo o nosso coração
E de Te adorarmos como O único
Que dá razão de ser a cada amanhecer, a cada instante, a cada vida...

Sem comentários: