sexta-feira, março 09, 2007

Segunda-feira II Quaresma 2007

Jesus disse: Não vos preocupeis quanto à vossa vida. Quem de vós, com inquietar-se, pode acrescentar um côvado à extensão da sua vida?
(cf. Lc 12,22-31)


Agradecer a Deus pelas coisas boas que acontecem na vida é fácil, mas agradecer por tudo na nossa vida - tanto pelas coisas boas como pelas ruins, pelos momentos de alegria e pelos de tristeza, pelos sucessos e pelas falhas, pelas recompensas e pelas rejeições - requer muito trabalho espiritual.
Só seremos pessoas que vivem verdadeiramente a gratidão quando pudermos agradecer por todas as coisas que nos conduziram até ao momento presente. Enquanto dividirmos a nossa vida entre eventos e pessoas que gostaríamos de lembrar e aqueles que preferiríamos esquecer, não poderemos pensar na plenitude do nosso ser como dom de Deus pelo qual devamos ser gratos.
Não tenhamos medo de olhar para tudo o que nos trouxe para onde estamos agora e confiar que, em breve, veremos nisso a mão condutora de um Deus amoroso.

(Henri Nouwen)

Dá(r) que pensar...

Às vezes andamos de tal forma ansiosos, nervosos, que aquilo que mais nos preocupa é “o que não tivemos”, “o que não fizemos”, “o que não fomos”...Hoje Jesus desafia-nos a viver a vida em atitude de profunda gratidão quer pelo caminho andado, quer pelo caminho que ainda falta percorrer.
A minha relação com Deus manifesta já esta atitude profunda da gratidão ou, pelo contrário, ainda “regateio o amor”?...

Pão para o caminho...

Senhor,
Muitas vezes dou por mim olhar a vida de uma perspectiva estatística,
A fazer contas do que já amei ou fui amado,
Do que dei ou do que me deram...
Enfim, a perceber se “o saldo da minha vida” é positivo ou negativo.
É por tudo isso que hoje venho a Ti,
Ao rever o caminho andado,
Neste tempo de graça e de retorno a Ti,
Vejo-me muitas vezes a “regatear o amor”,
A pensar “narcisisticamente” que sou eu
quem deve decidir quando é “o momento mais oportuno” para amar, servir,...
por todas essas vezes,
em que o Teu amor não foi mais forte em todas as minhas opções,
eu Te peço com o coração, a inteligência e a vontade:
Filho de Deus, tem Misericórdia de mim.



Sem comentários: