sexta-feira, março 09, 2007

Quarta-feira II Quaresma 2007

Perdoa ao teu próximo o mal que ele te fez.
Pois, se um homem guarda rancor contra outro,
como poderá pedir a Deus que o cure?
(cf. Ben Sirá 27,30-28,7)

Procurar a reconciliação e a confiança exige uma luta dentro de si mesmo. Não é um caminho de facilidade. Nada de grade, de durável se constrói com facilidade. O espírito de reconciliação não é ingénuo, mas é alargamento do coração, profunda bondade, não escuta as suspeitas. Em meados do século XX, um homem chamado João teve uma intuição límpida, o sonho da reconciliação dos cristãos. Ao anunciar o Concílio, João XXIII disse em Janeiro de 1959: “Não faremos um processo histórico, não procuraremos saber quem errou e quem teve razão, apenas propomos: reconciliemo-nos!”. (…) A reconciliação nunca é preguiçosa. Para o Evangelho, ela é imediata. Não perde o seu tempo a elaborar um processo de intenções. Está atenta para não dramatizar as situações. Podemos ter o dom de falar em nome de Deus, uma fé que move montanhas, mas se não tivermos amor, isso não serve de nada.
Não amas aqueles que te amam? Todos são capazes de fazer isso, sem ter necessidade de conhecer o Evangelho. Jesus Cristo chama-nos a amar mesmo aqueles que nos fazem mal e a rezar por eles. Quando rezamos por eles e nada parece acontecer, a nossa oração não é atendida? Não há oração sem realização. Quando confiamos a Deus aqueles que nos feriram, talvez alguma coisa se venha a modificar neles, mas nesse momento o nosso próprio coração já está no caminho da paz.
Ferido, humilhado, quem iria até ao limite das suas forças para perdoar e perdoar de novo? Aqui está o amor extremo. Não há milagres na terra? O amor que perdoa é um milagre.
(Irmão Roger Schutz, Comunidade ecuménica de Taizé )

Dá(r) que pensar...

O Evangelho convida-nos diariamente a deixarmo-nos inundar pelo perdão de Deus para que, saradas as nossas feridas mais profundas, possamos também ir ao encontro de todos os que anseiam pelo perdão, pela paz de coração.
E tu, és daqueles que abrem caminhos de tranquilidade e de reconciliação?...

Pão para o caminho...

Senhor Jesus,
Tu vieste não para julgar o mundo,
Mas para que, através da Tua Ressurreição,
O mundo soubesse que Deus nos ama e quer salvar-nos.
Por isso, Senhor,
Hoje venho a Ti para Te pedir
Que inundes o meu coração
Com sentimentos de reconciliação e de paz,
De perdão e de unidade…
Ajuda-me com a força do Teu Espírito santificador
a vencer a tentação de olhar os outros a partir do preconceito,
a perdoar sobretudo aqueles que me ferem e humilham,
a perdoar sempre, mesmo quando achar que já não vale a pena,
Para que, marcado pela Tua infinita misericórdia,
eu possa ser no mundo sinal de consolação, proximidade e perdão…

Sem comentários: