segunda-feira, março 11, 2013

Nos (a)braços do Pai…

A nossa vida é uma viagem, melhor, uma ‘peregrinação’ feita de ritmos certos e de outros ‘descompassados’. Feita de passos dados com firmeza e de falta de ousadia para dar outros tantos. Somos uma história feita de audácia, de determinação, de criatividade e, em algumas circunstâncias, de medo(s), confusão e rotina. Mas quem bebe na fonte da esperança sabe sempre ver mais longe e mais profundamente…É que a história não se resume aos factos que se sucedem, aos acontecimentos que vivemos e/ou às memórias que ficaram… 
 
A HISTÓRIA É SEMPRE UM CONVITE A “LEVANTAR-SE!”, é apelo a construir futuro sem viver agrilhoado ao passado. É desafio a saborear o presente de modo activo e corresponsável. Gosto pois de olhar a vida como uma ‘pauta musical’ onde o silêncio e as notas entram numa ‘DANÇA’ feita de TERNURA e de AMOR que dão ritmo e fazem nascer a melodia. E foi assim, nesta cadência de escrever a melodia de ‘uma vida feita de partidas e regressos’, que me deixei interpelar pelo Evangelho deste Domingo.
Dei por mim a perguntar-me: «Como terão sido aqueles dias?...»…Um prato que sempre esteve na mesa, não estava a mais…apenas à espera! Um Pai ‘inquieto’, que não dorme e corre para a porta, de cada vez que ouve o rumor de passos, esperando aquele que parece nunca mais chegará...Um filho, ou melhor, dois que não se dão conta do quanto este Pai os ama e de como aquela casa ‘não faz sentido’ se eles não viverem esta ‘sinfonia’ de UM AMOR QUE SE DÁ SEMPRE, QUE SE DÁ TODO…EM TUDO!

Olhando a natureza, por entre a chuva que vai caindo, vejo também uma ‘polifonia de vida e de amor’ a despontar. As árvores vestem-se de ‘Páscoa’, muitas já cheias de flores, e a Páscoa acontece quando o nosso coração de filhos, estejamos onde estivermos, decide ‘levantar-se’ e ‘regressar a casa!’…

Por entre a memória e o afeto dos caminhos percorridos, por entre a exigência e a ternura de um regresso e de um futuro que nos pertence construir no ‘aqui’ e ‘agora’ da nossa existência, desperta-nos o apóstolo S. Paulo quando nos diz: «Se alguém está EM CRISTO, é uma nova criatura. As coisas antigas passaram; TUDO FOI RENOVADO. Tudo isto vem de Deus, que por Cristo nos reconciliou consigo» (2 Cor 5, 17-21).

Há um abraço que sempre nos espera,
Há um Deus que só sabe abraçar(-Te)!

A caminho da Páscoa espera-te 'esse abraço'!...BOA SEMANA!

Sem comentários: