domingo, janeiro 26, 2014

…ERAM PE(S)CADORES?!



Quem não vê com o coração, andará sempre às escuras. É que para ‘ver bem’ não basta ter os olhos abertos, é preciso mais! (cf. Salmo 27). Aprende a ver quem aprendeu a escutar…e aprende a escutar quem se deixa interpelar, chamar pelo nome. É sempre assim que o Mestre nos procura e nos encontra. Com nome e com história, a nossa história de salvação. É que o Amor nunca começa do zero, faz história e faz-se história, a partir daquilo que é o nosso existir quotidiano (cf. Mt 4, 12-23). O Amor é sempre tecido com o passado que, reconciliado, habita o presente e se abre ao futuro. É por isso que quem se encontra com Cristo, mesmo se habitado por contradições ou fragilidades, não permanece o mesmo.

Naquele dia, à beira-mar (porque Deus gosta sempre de ‘horizontes largos’ e não de ‘medidas curtas’!) aqueles homens, que eram Irmãos e estavam treinados na ‘escuta’ do mar da vida, não hesitaram um segundo quando ouviram que “o Reino de Deus [é] está(r) próximo!”. Não hesitaram, pois a ‘memória do seu coração’ sabia que aquela voz era desafio a definir-se diante da realidade que sempre nos interpela. O Reino de Deus não é uma realidade ‘adiada’ para um futuro que há-de vir. O Reino é muito concreto! Podemos tocá-lo e deixar-nos abraçar. Podemos sentir-lhe o ‘perfume’ e aprender a celebrar a vida com cores novas. Podemos contemplá-lo e, ao mesmo tempo, construi-lo. É que o Reino de Deus não é uma ‘estrutura’, nem o Seu reinado tem as ‘nossas medidas’.

Habituados que estamos a regras e a leis, custa-nos interiorizar esta ‘outra possibilidade’ para o nosso ‘modo-de-ser-e-de-viver’, dado que fomos mais educados para ‘temer’ do que para ‘ousar’. Jesus dá-nos coordenadas muito concretas para assumir o Reino como um estilo de vida. Não é um código, não são exortações morais para nos tornarmos ‘bem-comportadinhos’, trata-se de ‘sementes’ que cada um é chamado a plantar no coração da vida. E só vive a ‘Paixão do Reino’ quem não tem medo de sujar as mãos para levantar quem está caído, quem não tem medo de gastar a voz para denunciar os silêncios que geram indignidade, quem não tem medo de se ajoelhar e de confiar(-se), quem não tem medo de colocar de lado as redes que só ‘embaraçam’ para criar redes que unem e geram laços novos, corações livres marcados pela ousadia da Páscoa e dinamizados pelo sonho de uma Igreja que é a tenda do Ressuscitado montada no coração da história.

Com aqueles 4 pe(s)cadores Jesus começa ‘um jeito novo de ser Deus’ e de ‘ser de Deus’. Parte da periferia para chegar ao centro. Escolhe corações inquietos para levar a paz. Para falar do Céu escolhe homens com os pés na terra. E para oferecer a Eternidade, escolhe homens habituados a navegar na noite. É que O Reino de Deus não nos pede que sejamos perfeitos, pede-nos somente que estejamos disponíveis. Porque afinal, o Reino não é para nos dar ‘certezas’…mas para nos oferecer a Vida!







Sem comentários: