sábado, junho 21, 2014

Verão, um ‘ponto de luz’…




Quando é que o amor é mais intenso?”,
ousei perguntar-lhe.
Pôs-se a pensar e disse-me:
Quando as pessoas se casam”.
Então, eu disse-lhe:
«O amor é mais intenso quando,
no entardecer da vida,
acariciando cada uma das suas rugas,
que são a história de uma vida compartilhada em todas as estações,
ele a olhar nos olhos e lhe disser simplesmente:
‘Estou aqui! Contigo. Para sempre!’»

Cada estação é um novo começo. Recebe como dom o passado e abre-se com confiança ao futuro. Pelo norte do mundo começa hoje o verão. Para uns é o ‘tempo bendito’ para o descanso, para novos amores ou aventuras. Para tantos é o tempo para o ‘feliz reencontro’ com os amigos que, no prolongar das noites, fazem revisitar as histórias passadas da feliz infância, da confusa adolescência e da cumplicidade nos tempos da juventude. Para poucos será um tempo para se deixar habitar pelo silêncio procurando algumas experiências de oração que possam trazer nova luz ao coração e à vida. E que dizer dos muitos que vão partir para dar rosto ao amor, longe ou perto, em pequenas ‘missões’ de fazer concreto aquele ‘amor que faz do mundo céu’ e se faz ‘céu p’ra todo o mundo’…é que o amor é sempre concreto, tenha ele a ‘doçura do mel’ ou a ‘sabedoria silenciosa’ de um calvário. Não se improvisa, constrói-se. Não se vende, dá-se.

É de (re)começo em (re)começo que a vida se aprende e se partilha. É de estação em estação que ela se torna ‘um tesouro’ que não podemos mais guardar egoisticamente. É em cada risco que ela se deixa trabalhar pela fidelidade, pois quem não ousa ‘gasta-se sem saber onde vai’…porque nunca soube onde estava.

Para partir é preciso descalçar-se, talvez nos seja útil esta metáfora para o verão que agora começa. Caminhar descalço, sem medo de se ferir ou de sentir como sagrado cada passo dado, cada gesto, cada encontro, cada pessoa. É que um coração habitado pelo amor, vai longe e vê longe! Não devora quilómetros, porque sabe que cada passo é fundamental. Caminha descalço e deixa-se conduzir por cada ‘ponto de luz’…

E se cada estação é um novo começo, então esta é uma (nova) estação para aprender, ou fortalecer, em nós e nos outros, aquele Amor que nasce da Fé e que só sabe dizer-se, simplesmente, assim: ‘Estou aqui! Contigo. Para sempre!’.


 «Escutando no vento, Tua voz secreta, Que me sopra por dentro, deixa-me ser só seu. No teu colo eu me entrego, para que me nutras, e me envolvas, deixa-me ser só seu. Um ponto de luz, que me seduz, aceso na alma. Um ponto de luz que me conduz».

Sem comentários: