terça-feira, dezembro 01, 2015

...É TEMPO DE SER ESPERANÇA!


‘Saber esperar é uma virtude’, eis uma frase que repetimos algumas vezes (negativamente!) uns aos outros para justificar os nossos atrasos. Na verdade, vivemos num tempo que ‘não tem tempo’! Apressados, e com os nossos relógios a devorar a agenda de compromissos e reuniões, vamos perdendo aquela capacidade contemplativa de um artesão que se deixa enamorar pelos detalhes e aceita que seja a ternura a ritmar as horas e a moldar cada segundo com o sabor do infinito.

Para dar sabor, e sabedoria, ao tempo que vivemos eis que a Esperança bate de novo à nossa porta para ser mestra e companheira de viagem neste itinerário espiritual que nos conduzirá ao Natal. Fá-lo com a delicadeza de um ‘coração materno’ acolhendo-nos, e recolhendo-nos em seu regaço, para nos consolar, beijar nossas feridas e refazer a nossa comunhão com o Amor; Fá-lo com a determinação da Fé para despertar em nossa alma uma primavera espiritual que abre os olhos do coração e nos faz ver mais profundamente cada detalhe; Fá-lo com a luz da humildade para nos despertar da dormência e escancarar as portas da nossa vida para o encontro com o outro onde nos descobrimos e reconstruímos, por entre fragilidade e risco, com a força sempre libertadora do perdão que oferece recomeço.

O Advento está aí, Chegou! Este ano entrámos nele por uma Porta especial. Foi escancarada no coração da África para, a partir dali, nos lembrar que “todos nós pedimos paz, misericórdia, reconciliação, perdão, amor...para Bangui, para toda a República Centro-Africana, para o mundo inteiro” pois “com o amor seremos vencedores na vida e sempre daremos vida. O amor nunca nos deixará derrotados” (Papa Francisco).

Iluminados pela Palavra que sempre nos alimenta e entusiasma (LC 21, 25-36), e abraçados por uma Esperança que não (des)ilude, talvez seja oportuno sussurrar ao nosso coração estas questões: de quanta esperança eu habito os meus dias? E quanta esperança ofereço nos meus gestos? Com quanta esperança espero o outro?...É que a esperança não é somente uma questão de ter...é sobretudo uma questão de ser! Bom Advento. Boa semana!



Sem comentários: