terça-feira, novembro 07, 2017

O QUE TE MOVE?...


O que te move?  É uma boa pergunta para nos acompanhar esta semana! Aviso já que não é uma pergunta ‘individualista’, mas é um questionamento maduro para quem sabe que a vida não é apenas o frenesim de horas, minutos ou segundos que se sucedem ininterruptamente.

Há quem se mova e há quem se comova. Há os que são empurrados e há os que ousam dar pequenos passos. Há quem tenha dúvidas, e precise de uma pausa para discernir, mas há também aqueles que parecem ter (sempre) certezas e vemo-los caminharem destemidos diante da vida e rumo ao futuro. Todos, tal como nós, trazem dentro interrogações e projetos, sonhos e desafios que ora assustam, ora entusiasmam...

O Evangelho, Esperança e Sabedoria para os viandantes, recorda-nos que aquilo que nos move (ou que nos deve (co)mover), não podem ser nem os ‘títulos’ (e hoje há tantos!), nem os preconceitos (estão a aumentar!), muito menos os ‘ódios de estimação’, o protagonismo ou a ambição...

Habitados pela Palavra que salva, o que nos (co)move é aquele ‘milagre quotidiano’ a que chamamos Vida. Nela, e com ela, somos chamados a ser como ‘crianças ao colo da Mãe’, sem soberba nem ‘blindagem’, sem altivez nem ‘reumatismo espiritual’, oferecendo a todos a luz do Evangelho, pois “a verdadeira felicidade não consiste em possuir algo, nem em tornar-se alguém; a felicidade autêntica consiste em estar com o Senhor e viver por amor...” (Papa Francisco).

Com ousadia evangélica questionava recentemente o grande profeta-irmão-bispo D. António Couto: “por que será que os Santos se esforçaram tanto, e com tanta alegria, por serem pobres e humildes, e nós nos esforçamos tanto, e com tristeza quanto baste por sermos ricos e importantes?”.

Em cada recomeço, Deus nos concede infinitas possibilidades de voltar às ‘raízes’, é isso que te desejo e te convido a fazer esta semana. Senta. Deixa que a Palavra ‘dance’ na tua alma e reza assim:

“Senhor, não se eleva soberbo o meu coração, 

nem se levantam altivos os meus olhos. 
Não ambiciono riquezas, 
nem coisas superiores a mim. 
Antes fico sossegado e tranquilo, 
como criança ao colo da mãe. 
Espera, Israel, no Senhor, 
agora e para sempre”.
(Salmo 130 (131), 1.2.3 )



Sem comentários: