domingo, abril 21, 2019

POR AMOR. PARA SEMPRE!


De quanta Páscoa é feita a tua vida? Não se trata de uma metáfora, mas de uma pergunta vital para quem encontrou em Cristo o sentido, o sabor e o significado da sua existência

Celebramos, com profunda alegria, a Páscoa de Jesus. Nossas igrejas se enchem de aleluias festivos, de flores e de tantos sinais que nos falam de esperança, futuro e renovação. Por entre cânticos de júbilo e de festa, é importante recordar que a Alegria Pascal não dá ressaca. Não é uma alegria mundana, é comunicação de Vida e Salvação. 

A Páscoa não nos pede coisas, pede-nos a vida. Por inteiro. Sabemos que na vida cotidiana podemos programar o divertimento, mas não a alegria. A alegria só nasce em vidas que se deixam trabalhar pelas ‘mãos do amor’, em olhares que não se deixam vencer pela indiferença, em corações que não se apegam ao ódio ou ao rancor…compreendem bem este ‘mistério’ os pobres! Sim, só os que vivem com ‘um coração de pobre’ é que sabem pressentir e degustar este vibrar cotidiano das ‘cordas do coração’ tocadas pelo amor sempre (e)terno de Deus.

A Páscoa de Jesus não é apenas uma alegria reservada a nós que nos reunimos em igreja, é Páscoa para o mundo, é ‘excesso do dom’ de um Deus que só sabe amar! A alegria Pascal não é egoísta, nem alienada, é concreta, contemplativa, oblativa, como o Pai que amou tanto o mundo que lhe deu o Seu Filho (Jo 3, 16). Páscoa é vida abundante que podemos beber no Coração de Cristo e que faz sintonizar todo nosso ser e agir, como diz o Concílio Vaticano II, com “as alegrias e esperanças, tristezas e angústias dos homens e mulheres nossos contemporâneos, dado que não há nada de verdadeiramente humano que possa ser estranho ao coração de um discípulo de Cristo” (Gaudium et Spes 1). 

Celebramos hoje a Ressurreição de Cristo, Alegria Eucarística e Compartilhada. Não celebramos apenas um evento, nem uma data na agenda, celebramos um Encontro e uma Vida feita de Amor oblativo, a partir do altar da Cruz, que se oferece a nós como pão para os famintos, caminho para os peregrinos, luz para as nossas trevas, misericórdia para todos. Por isso, a Páscoa não é um fim, é um começo, de um mundo novo, feito de irmãos. Por Cristo. Com Cristo. Em Cristo. Boa Páscoa!


Sem comentários: